Salário líquido e bruto: qual a diferença Salário líquido e bruto: qual a diferença

Diferença entre salário líquido e bruto: o que você deve saber

4 minutos para ler

Você sabe a diferença entre salário líquido e bruto? Você certamente já ouviu falar desses conceitos. Para você saber fazer os cálculos da sua empregada doméstica é preciso ter isso bem claro. Neste artigo vamos contar quais são as diferenças.

O que é salário bruto?

O salário bruto pode ser definido como a soma de todos os valores que se pagam ao trabalhador antes da aplicação das deduções e descontos obrigatórios. Quase como regra geral, na folha de pagamento da doméstica, o salário bruto aparece na parte denominada “Total de Vencimentos” e, por conseguinte, seus descritivos:

  • salário-base;
  • abono de família
  • gratificações;
  • férias;
  • horas extras;
  • etc.

Resumindo, é a soma de todas as receitas que o trabalhador recebe. Enquanto o salário líquido será o “valor real e final” que o trabalhador recebe em troca da jornada de trabalho, conforme explicamos a seguir.

O que é salário líquido?

O salário líquido é o valor recebido pela empregada doméstica depois de aplicados os descontos ou retenções na fonte autorizados por lei. Portanto, o salário líquido acaba sendo “o valor real e final” que o trabalhador recebe em troca da jornada de trabalho.

Nesse sentido, na folha de vencimentos da doméstica podem figurar sob o conceito de “Total de Descontos”, por exemplo, as contribuições para o sistema previdenciário, adiantamentos recebidos, etc.

Entendendo a diferença entre os dois conceitos

Então, como vimos até aqui, o salário bruto é o salário registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social e o ganho total do trabalhador. Afinal, mesmo os descontos representam de alguma forma benefícios para o empregado [na forma de seguridade social, por exemplo]. Já o salário líquido é o valor que a doméstica recebe, realmente, a cada mês, já feitos os descontos que constam no holerite.

Salário bruto x Salário Líquido [contextualizando]

Imagine que você contrate uma empregada doméstica, uma babá ou um cuidador. Ao explicar as condições e características do cargo, você dá uma informação: o salário bruto.

Se a trabalhadora aceitar o emprego, é provável que ela fique com algumas dúvidas na hora de receber a folha de pagamento se não levar em conta que o que está descrito nela: o salário líquido.

Livre-se da burocracia do esocial

Ou seja, há uma grande diferença entre bruto e líquido quando se trata de salário:

  • O salário bruto é o dinheiro total pago a um trabalhador, sem deduções. Ou seja, não é o total que será pago para a doméstica.
  • O salário líquido é o valor que resulta da subtração de todas as retenções do salário bruto.

Quais são as retenções ou descontos do salário bruto da doméstica

Previdência Social: são descontadas contribuições que variam de 7,5% a 14% referentes ao INSS para que o trabalhador possa usufruir de benefícios como a aposentadoria, seguro-desemprego, auxíllio-doença, entre outros.

Imposto de Renda: o empregado doméstico também está sujeito ao imposto de renda na fonte, quando os vencimentos do funcionário, por exemplo, passem de R$ 1.903,98 [ano-base 2020].

Vale-transporte: o vale-transporte para a os trabalhadores domésticos é um benefício previsto em lei. Entretanto, os empregadores podem descontar dos empregados até 6% do salário para as passagens.

Portanto, podemos estabelecer a fórmula que diferencia o bruto do líquido em termos de salário, como:

Salário líquido = Salário bruto – Segurança Social – Imposto de Renda Pessoal (impostos)

Como você pode ver, é importante ter clareza sobre as diferenças entre o bruto e o líquido, para que a empregada doméstica também compreenda e esteja ciente dos descontos que serão efetuados em seu salário, mas que de uma forma ou de outra, não deixam de fazer parte da sua remuneração como um benefício agregado.


Gostou deste conteúdo? Talvez você também se interesse pela leitura do artigo Custo médio de contratação de uma empregada doméstica no Brasil.

Avaliação
Posts relacionados

Deixe um comentário