Novas datas para pagamento de salário e impostos da empregada doméstica Novas datas para pagamento de salário e impostos da empregada doméstica

Salário e guia DAE dos empregados domésticos têm novas datas de vencimento

2 minutos para ler

A Medida Provisória 1.110/22 fixa novas datas para o recolhimento de encargos trabalhistas por parte dos empregadores domésticos e altera a data do pagamento. Saiba mais!

Veja como fica a nova data do pagamento do empregado doméstico

O pagamento de salário e guia DAE da empregada doméstica têm novas datas para vencimento. De acordo com a MP, o empregador doméstico poderá pagar a remuneração até o 7º dia do mês seguinte ao mês trabalhado e não mais no 5º útil. Além da alteração no prazo de pagamento da remuneração, o empregador também deve pagar a guia DAE até o dia 20 de cada mês, sendo que anteriormente o prazo era até o dia 7.

A MP já está valendo?

Embora o pagamento de salário e guia DAE da empregada doméstica tenham sido alterados pela Medida Provisória nº 1.110, o sistema do eSocial ainda não foi atualizado, ou seja, segue sem alterações no prazo de vencimento. Diante disso, a competência de março deverá ser paga no dia 7 abril.

Livre-se da burocracia do esocial

Quais os encargos o empregador doméstico precisa pagar mensalmente?

O empregador doméstico deverá recolher mensalmente os tributos sobre a remuneração que o empregado receberá mensalmente. A contribuição para a previdência varia de 7,5 a 14% do salário para a empregada doméstica, sendo que esse valor deve ser recolhido pelo empregador e descontado da trabalhadora.

Encargos que são pagos pelo empregador e não podem ser descontados:

  • 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço [FGTS];
  • 3/2 % para antecipação da multa de 40% [paga em caso de rescisão de contrato sem justa causa];
  • 8% de Contribuição patronal ao INSS;
  • 0,8% de Seguro contra Acidentes de Trabalho.

Veja também quais as novas multas previstas pela MP: Novas multas para o empregador doméstico [Medida Provisória nº 1.107]

Avaliação
Posts relacionados

Deixe um comentário