Veja se você precisa emitir um recibo de férias para a sua empregada doméstica Veja se você precisa emitir um recibo de férias para a sua empregada doméstica

Recibo de férias no emprego doméstico

3 minutos para ler

Ao contrário do que muitos empregadores pensam, emitir um recibo de férias para seus trabalhadores domésticos é extremamente importante. Saiba mais!

Por que você deve emitir o recibo de férias?

De modo geral, os recibos de pagamento dos funcionários são documentos que servem para comprovar o pagamento de salários, férias e outros benefícios. O recibo inclui informações do período trabalhado, valor pago e forma de pagamento. Também pode conter informações adicionais, como os descontos de impostos e outras deduções.

Portanto, quando um funcionário tirar as suas férias, ele deve receber um recibo que comprove o período de afastamento. O documento é importante para garantir os direitos trabalhistas do empregado e também para fins de controle do empregador.


O recibo de férias é um documento que comprova que o funcionário está usufruindo de seus dias de descanso e também serve como uma garantia para o empregador, ou seja, atesta que o empregador cumpre com as suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.


Como deve ser emitido o recibo de férias?

O empregador é obrigado a fornecer a todos os trabalhadores um demonstrativo detalhado dos ganhos e pagamentos para o período.

Informações que devem constar no recibo de férias:

  • Nome do trabalhador (a);
  • Cargo ou função exercida;
  • Data de admissão;
  • Remuneração recebida pelo empregado (a);
  • Cálculo do período de férias (incluindo dias extras, se for o caso);
  • Data de início das férias;
  • Data de término das férias;
  • Assinatura do trabalhador e do empregador.

O empregador deve emitir o recibo de férias no ato do pagamento das mesmas. Vale lembrar que o pagamento deve ser efetuado em até dois dias antes do colaborador usufruir de suas férias.

Trabalhadores domésticos e o direito a férias

Ainda que muitos empregadores domésticos não saibam, a lei trabalhista é bem clara ao determinar que todo trabalhador doméstico tem direito às férias. O período de descanso anual é assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Lei Complementar 150/15 que trata especificamente da categoria doméstica.

Resumindo, as férias devem ser concedidas a todos os trabalhadores, sem exceção, que tiverem cumprido o período aquisitivo.

Entenda tudo sobre direito aqui: Férias empregada doméstica: tudo o que você precisa saber


Você está cansado de se preocupar com folha de pagamento e recibos de férias? A SOS Empregador Doméstico faz a gestão para você de seus trabalhadores domésticos.

Com a SOS Empregador Doméstico, você terá especialistas dedicados à gestão de todos os detalhes do contrato de trabalho de seus funcionários domésticos, incluindo folha de pagamento, recibos de férias e muito mais!

Você pode relaxar sabendo que tudo está sob controle!

Posts relacionados

Deixe um comentário