Veja o salário para babá em São Paulo 2022 Veja o salário para babá em São Paulo 2022

Piso salarial de uma babá em São Paulo [2022]

3 minutos para ler

Você está prestes a contratar uma babá, mas não sabe quanto deve pagar? Se você encontrou uma babá para seus filhos, é essencial saber com antecedência quanto, no mínimo, será o salário que você pagará.

No artigo a seguir, fornecemos todas as chaves para você entender qual o piso regional que deve ser pago a uma profissional contratada como babá no Estado de São Paulo.

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Qual salário deve ser pago para uma babá em São Paulo?

Se você deu o passo de contratar uma babá, deverá negociar com ela o salário que ela receberá, visto o salário é algo que deve ser negociado entre os empregadores e a profissional. De qualquer forma, esse salário mensal não pode ser inferior ao piso regional, conforme o acordo para trabalhadoras domésticas.

Vale destacar que o piso no Estado de São Paulo pode variar conforme a região. Por exemplo, o piso regional do Estado é de R$ 1.284,00, mas determinadas regiões em que há sindicatos e convenções coletivas, pode ser determinado um piso diferente, como no caso do município de São Paulo.

Quando sua babá trabalha em período integral, recomenda-se que o salário dela deve ser de, no mínimo, R$ 1.433,73. Esse piso é estabelecido para as empregadas domésticas na cidade de São Paulo definido em convenção coletiva. Entretanto, em casos de jornada parcial de até 25h semanais, é permitido o salário proporcional a jornada [no mínimo 50% do valor do piso da categoria].

Mas agora que você já tem uma referência do piso regional, você pode estar se perguntando o que terá que pagar a sua babá como salário no final do mês? Quais adicionais, benefícios e encargos salariais?

A seguir vamos explorar esses pontos para você. Acompanhe!

Adicionais e bases contributivas

Além do salário mensal, você deve levar em consideração outras despesas. Mesmo que sua babá trabalhe em tempo parcial, ou seja, uma carga horária igual ou menor que 25 horas, é obrigatório registrar a babá na Previdência Social, portanto, você deve inserir os custos dos encargos trabalhistas.

Durante o ano de 2022, a alíquota de contribuição do empregador para a Segurança Social é de 8% sobre o salário da babá. Ou seja, a base de contribuição corresponderá ao salário mensal que você negociou com a babá.

O empregador paga uma percentagem da contribuição para a Segurança Social e a trabalhadora outra parte – que varia de 7,5 a 14%. Esse percentual poderá ser deduzido da folha de pagamento de sua babá.

Para mais informações sobre as bases contributivas, você pode consultar o artigo: Custos de contração de uma babá

A Babá também costuma receber adicionais de salário pelo seu trabalho, como vale transporte. Ela também tem direito ao pagamento de horas extras, adicional noturno, décimo terceiro salário e férias remuneradas e adicional de um terço.

Você pode conferir todos os direitos da babá no artigo: Quais são os direitos trabalhistas e previdenciários da babá.

Posts relacionados

Deixe um comentário