Como organizar a rotina doméstica | SOS Empregador Doméstico Como organizar a rotina doméstica | SOS Empregador Doméstico

Dicas para organizar a rotina doméstica durante a pandemia

4 minutos para ler

A quarentena alterou a forma como fazemos atividades do cotidiano e alterou, principalmente, a forma de como organizar a rotina doméstica. No entanto, com a redução de carga horária ou muitos empregadores aderindo ao home office, a rotina se alterou por completo. As pessoas passam mais tempo em casa e isso acaba alterando a rotina da empregada doméstica.

Hoje, trouxemos dicas sobre como organizar a rotina doméstica da empregada doméstica para que, dessa forma, ambas as partes consigam cumprir suas funções e evitar contatos desnecessários.

1. Organizar um plano de rotina com sua empregada doméstica

Primeiramente é importante listar todos os serviços que a empregada doméstica deverá realizar. Após isso, você pode organizar quais dias e horários ela deverá focar em cada tarefa. Isso ajuda com que ela possa organizar o tempo gasto em cada trabalho em cômodos diferentes.

Também é interessante colocar níveis de prioridades diferentes, para que dessa forma seja possível classificar as mais importantes e as menos importantes. Outra forma de organizar a rotina é estabelecer do serviço mais pesado para o mais leve, ou ao contrário. Dessa forma, a doméstica terá o dia organizado e saberá a dinâmica de funcionamento da casa.

2. Criar um checklist de limpeza

Checklists de limpeza podem ser assim organizados de três formas diferentes: diária, semanal e mensal. Em cada uma delas deverá ser colocada a necessidade de periodicidade de cada limpeza. Cada casa possui as suas necessidades particulares, por isso trouxemos alguns exemplos de como você pode organizar o seu checklist.

Limpeza Diária:

– Arrumar as camas;

– Varrer o chão;

– Limpar a mesa após cada refeição;

– Lavar, secar e guardar a louça;

– Limpar pias de banheiros e cozinha;

– Recolher objetos e roupas espalhados.

Semanalmente:

– Limpeza completa do banheiro (vaso sanitário, box, azulejos e espelhos);

– Limpar a cozinha (fogão e azulejos);

Powered by Rock Convert

– Realizar a limpeza de todas as janelas;

– Lavar, estender e passar as roupas do dia a dia e toalhas.

Mensalmente:

– Limpar eletrodomésticos como geladeira, micro-ondas e fornos;

– Lavar roupas de cama, cobertores, tapetes e cortinas;

– Limpar e organizar os armários;

– Realizar a limpeza da máquina de lavar.

3. Medidas de segurança a serem tomadas ao organizar a rotina doméstica

Mas, é válido ressaltar que empregadas domésticas possuem um alto risco de exposição devido ao uso de transportes públicos. Para que o retorno da mesma ao trabalho ocorra de forma segura para os dois lados, é importante seguir as recomendações do Ministério Público para evitar o contágio do coronavírus. Aqui vão algumas dicas conforme o MP:

– Ao chegar no local de trabalho, é necessário que a empregada doméstica higienize suas mãos e coloque outra roupa;

– Você pode separar uma roupa de trabalho para a empregada doméstica. Com isso, você será responsável pela higienização dessa roupa;

– Tenha disponível Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como luvas, máscaras e álcool em gel. Vale ressaltar que as máscaras devem ser trocadas a cada 2 horas;

– Separe um par de sapatos que possa ficar no local de trabalho;

– Caso a dispensa do trabalho não seja possível, enfim a flexibilidade da jornada pode ser considerada. Dessa forma, a doméstica pode se locomover em horários que não sejam de pico.

O SOS Empregador Doméstico te ajuda a pensar na sua prevenção jurídica bem como nas medidas de segurança para todos

Além de todas as dicas que trouxemos para você, é importante ressaltar que, em caso de ausência da doméstica durante períodos específicos elencados na lei 13.979, será talvez justificada através da lei 13.979, artigo 3º, §3º.

“§ 3º Será considerado falta justificada ao serviço público ou à atividade laboral privada o período de ausência decorrente das medidas previstas neste artigo.”

Ademais, é oportuno lembrar, caso a empregada doméstica contraia Covid-19 e tenha que se ausentar de suas funções, ela não poderá ser demitida tendo como direito o auxílio-doença onde a mesma deverá requerer pelo número 135 da previdência social.

Posts relacionados

Deixe um comentário