NIT: Entenda o que é e como consultar o Número de Inscrição do Trabalhador da empregada doméstica NIT: Entenda o que é e como consultar o Número de Inscrição do Trabalhador da empregada doméstica

NIT: Entenda o que é e como consultar o Número de Inscrição do Trabalhador

3 minutos para ler

A empregada doméstica tem que se habituar a diversas nomenclaturas e entender a diferença entre cada uma delas. É o caso do NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Portanto, hoje falaremos sobre o que é o NIT, a sua diferença e como consultar.

O que é NIT?

Como dito anteriormente, o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador. Esse número é para as pessoas que nunca possuíram vínculo empregatício de carteira assinada. Dessa forma, esse número é destinado a trabalhadores autônomos, que pode ser o caso da empregada doméstica/diarista. O NIT possui 11 número e é semelhante ao PIS/PASEP. 

A empregada doméstica deverá solicitar na Previdência Social para que possa obter o seu NIT. Isso deverá ser feito a fim de recolhimento do INSS, sendo esse o único benefício que poderá ser recolhido.

Como solicitar NIT?

Caso a empregada doméstica deseje solicitar o NIT, ela deve estar atenta aos seguinte requisitos:

  • Ter no mínimo 16 anos;
  • Estar enquadrada na categoria de segurado como Empregada Doméstica;
  • Informar a atividade que exerce.

Já para solicitar o NIT é importante seguir os seguintes passos:

  • Acessar o portal do Meu INSS;
  • Ir até o menu lateral esquerdo e escolher a opção “Inscrição como Segurado do INSS”;
  • Clicar na opção “Cidadão”;
  • Ir até o menu superior e na parte de “Inscrição” escolher a opção “Filiado”;
  • Preencher os dados.

Como consultar o Número de Inscrição do Trabalhador?

Para consultar o NIT, é necessário acessar o site da Previdência Social. Após isso, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • Clique em inscrição;
  • Escolha a opção “Filiado”;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Digite o texto que consta no verificador;
  • Clique em continuar.

Dessa forma, caso a inscrição esteja correta, o NIT será exibido na tela seguinte.

Powered by Rock Convert

Além disso, e a empregada doméstica pode consultar o NIT através do telefone 135 e pessoalmente em alguma agência ou posto de atendimento do INSS ou da Caixa.

A diferença entre NIT e PIS/PASEP

A empregada doméstica pode ter dúvidas sobre qual a diferença entre o NIT e o PIS/PASEP (registro comum em carteiras de trabalho).

O PIS, Programa de Integração Social, é o registro de funcionários de empresas privadas. Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, é para funcionários públicos. 

Assim, caso a empregada doméstica passe a trabalhar para uma empresa privada, é necessário que ela realize o cadastro de funcionário no PIS. Esse mesmo caso se aplica caso a mesma comece a trabalhar em iniciativas públicas, sendo neste caso necessário o cadastro feito no PASEP.

Habitualmente quando um profissional faz sua CTPS é liberado um número do PIS de forma automática podendo o empregador doméstico utilizar este número para cadastramento de sua profissional do lar no sistema do eSocial.

No entanto, caso não tenha esse número do PIS, o empregador bem como sua empregada poderão fazer um novo cadastro de NIT conforme já mencionado acima.

Porém, é muito importante manter sempre o mesmo número para evitar problemas quando da retirada do FGTS por parte do profissional ao até mesmo o encaminhamento do seguro desemprego.

A SOS Empregador Doméstico te ajuda

Caso haja necessidade, a SOS Empregador Doméstico pode ajudar no procedimento para fazer o cadastro NIT pelo empregador. Entre em contato conosco para saber mais.

Posts relacionados

Deixe um comentário