Confira a alteração no acesso direto ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital Confira a alteração no acesso direto ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital

Mudança no acesso ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital

3 minutos para ler

A partir de 1º de abril de 2021, o acesso direto ao eSocial Doméstico por meio do certificado digital ficará indisponível. Veja o que muda no acesso ao portal.

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

O que mudou para quem acessa o eSocial Doméstico com certificado digital?

Se você é um empregador doméstico e usa o certificado digital para acessar o sistema do eSocial Doméstico, a partir de 1º de abril, o login será efetuado somente via Acesso Gov.br ou Código de Acesso.

O acesso direto aos módulos web do eSocial Doméstico, Segurado Especial, Web Geral e MEI por certificado estará disponível somente até o dia 31 de março de 2021.

Com essa mudança, o acesso por meio do certificado digital necessitará de um cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br.

Portanto, a partir de 1º de abril, o empregador doméstico deverá acessar o eSocial com o código de acesso e senha ou os dados de acesso do portal GOV.BR.

Vale destacar que esse cadastro será realizado apenas uma única vez. E para quem já utiliza um código de acesso e senha para se logar no sistema do governo federal, não nenhuma alteração.

Assim que o empregador criar a sua conta, ao selecionar “Entrar com gov.br”, o mesmo será direcionado para o Portal Gov.br onde poderá acessar o eSocial utilizando uma das opções de login disponíveis.

Como gerar um código de acesso?

Então, para acessar o eSocial web por meio do certificado digital, será necessário o cadastro prévio do empregador doméstico para criação de sua conta e atribuição do selo de confiabilidade ao certificado digital.

Para isso, o cadastramento deverá ser realizado da seguinte forma:

  1. Clique no botão Crie sua conta gov br na tela do https://acesso.gov.br: Cadastro com o certificado de pessoa física do cidadão
  2. Ative o certificado digital de pessoa física (certificado deverá ser compatível com ICP-Brasil).
  3. Selecione opção Certificado Digital.
  4. Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ler Certificado Digital.
  5. Conferira CPF e Nome.
  6. Clique no botão Avançar.
  7. Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Avançar.
  8. Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.

Fonte: Portal- Gov.b

O que é para que serve o eSocial Doméstico?


O eSocial Doméstico é uma ferramenta de escrituração digital fiscal, previdenciária e trabalhista que tem como finalidade unificar o envio de dados de empregadores e empregados.

Assim o esse sistema do governo federal reúne todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias em um único documento, o Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE).

Como simplificar a gestão do seu eSocial Doméstico?

Todos os processos relacionados a contratação e regularização da empregada doméstica requerem conhecimento e experiência.

E a SOS Empregador Doméstico oferece uma ampla gama de conhecimentos e habilidades em gestão de documentos, contabilidade, impostos e folha de pagamento.

Dessa forma, é possível resolver toda a parte burocrática de forma eficiente e segura

Entre em contato com nossa equipe de especialistas hoje para descobrir como a SOS Empregador Doméstico pode ajudar você.

Posts relacionados

4 thoughts on “Mudança no acesso ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital

  1. Tenho que fazer algumas guias de recolhimento de INSS, de uma empregada doméstica que saiu do seu emprego, antes do inicio do e-Social, como devo proceder?

  2. HÁ 12 ANOS NÃO TENHO EMPREGADA MENSALISTA, SÓ DIARISTA 2 X POR SEMANA… ATUALMENTE TUDO FOI MODIFICADO. ENTÃO GOSTARIA DE TER UM APOIO CONFIANTE NESSA PARTE.
    MEU TELEFONE RESIDENCIAL, 21 252714664, CEL 21 999475464.
    NO AGUARDO, BGDA
    Maria Amélia

Deixe um comentário