Confira a alteração no acesso direto ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital Confira a alteração no acesso direto ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital

Mudança no acesso ao eSocial Doméstico para quem usa certificado digital

3 minutos para ler

A partir de 1º de abril de 2021, o acesso direto ao eSocial Doméstico por meio do certificado digital ficará indisponível. Veja o que muda no acesso ao portal.

Entenda a mudança para quem acessa o eSocial Doméstico com certificado digital

Se você é um empregador doméstico e usa o certificado digital para acessar o sistema do eSocial Doméstico, a partir de 1º de abril, o login será efetuado somente via Acesso Gov.br ou Código de Acesso.

O acesso direto aos módulos web do eSocial Doméstico, Segurado Especial, Web Geral e MEI por certificado estará disponível somente até o dia 31 de março de 2021.

Com essa mudança, o acesso por meio do certificado digital necessitará de um cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br.

Portanto, a partir de 1º de abril, o empregador doméstico deverá acessar o eSocial com o código de acesso e senha ou os dados de acesso do portal GOV.BR.

Vale destacar que esse cadastro será realizado apenas uma única vez. E para quem já utiliza um código de acesso e senha para se logar no sistema do governo federal, não nenhuma alteração.

Assim que o empregador criar a sua conta, ao selecionar “Entrar com gov.br”, o mesmo será direcionado para o Portal Gov.br onde poderá acessar o eSocial utilizando uma das opções de login disponíveis.

Como gerar um código de acesso?

Então, para acessar o eSocial web por meio do certificado digital, será necessário o cadastro prévio do empregador doméstico para criação de sua conta e atribuição do selo de confiabilidade ao certificado digital.

A SOS Gerencia o eSocial Doméstico para você

Para isso, o cadastramento deverá ser realizado da seguinte forma:

  1. Clique no botão Crie sua conta gov br na tela do https://acesso.gov.br: Cadastro com o certificado de pessoa física do cidadão
  2. Ative o certificado digital de pessoa física (certificado deverá ser compatível com ICP-Brasil).
  3. Selecione opção Certificado Digital.
  4. Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ler Certificado Digital.
  5. Conferira CPF e Nome.
  6. Clique no botão Avançar.
  7. Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Avançar.
  8. Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.

Fonte: Portal- Gov.b

O que é para que serve o eSocial Doméstico?


O eSocial Doméstico é uma ferramenta de escrituração digital fiscal, previdenciária e trabalhista que tem como finalidade unificar o envio de dados de empregadores e empregados.

Assim o esse sistema do governo federal reúne todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias em um único documento, o Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE).

Como simplificar a gestão do seu eSocial Doméstico?

Todos os processos relacionados a contratação e regularização da empregada doméstica requerem conhecimento e experiência.

E a SOS Empregador Doméstico oferece uma ampla gama de conhecimentos e habilidades em gestão de documentos, contabilidade, impostos e folha de pagamento.

Dessa forma, é possível resolver toda a parte burocrática de forma eficiente e segura

Entre em contato com nossa equipe de especialistas hoje para descobrir como a SOS Empregador Doméstico pode ajudar você.

Posts relacionados

Deixe um comentário