Qual o limite de horas extras para trabalhadores domésticos?

3 minutos para ler

Trabalho extraordinário! Veja aqui as orientações sobre o limite de horas extras para ajudantes domésticos, babás, cuidadores de idosos, dentre outros trabalhadores amparados pela Lei Complementar 150/15.

Trabalhadores da categoria doméstica podem fazer horas extras?

Considera-se trabalho extraordinário aquele que exceda a duração máxima diária ou semanal prevista pela CLT, salvo se a prorrogação tiver sido previamente acordada para recuperação de horas. Como já abordamos em artigos anteriores, o trabalhador pode laborar além das horas acordadas, tanto de dia como de noite. Entretanto, em nenhuma circunstância o trabalho extraordinário deve afetar o direito ao descanso diário.

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

O que constitui um trabalho “extraordinário” ou horas extras?

O trabalho adicional realizado constitui trabalho extraordinário se for realizado:

  • além da duração máxima permitida do horário diário ou semanal
  • durante feriados reconhecidos por lei

As horas trabalhadas para além das horas acordadas no momento da contratação são, portanto, consideradas extraordinárias apenas se excederem a duração máxima diária e semanal permitida.

Aspectos gerais de horas extras:

  • podem ser solicitadas apenas em conformidade com certas condições
  • ter uma duração máxima permitida
  • devem ser pagos com uma sobretaxa

Qual a duração máxima ou limite de horas extras?

1. Limite de horas extras na Jornada integral ou de 44 horas semanais

O empregado doméstico com jornada de oito horas diárias, ou seja, 44 horas semanais, tem o limite previsto pela LC 150/15. A legislação prevê o limite de até duas horas extras por dia.

Portanto o número máximo de horas extras que podem ser solicitadas pelo empregador é: não mais de 10 horas de horas extras por semana. E o limite máximo de horas de trabalho semanais permitidas é de 54 horas por semana.

2. Limite de horas extras na jornada parcial

A jornada parcial da empregada doméstica deve ser cumprida em um regime de 25 horas semanais, conforme a previsão em lei. Nesta modalidade, existe a possibilidade de fazer horas extras, mas o limite é de uma hora extra por dia.

Como devem ser remuneradas as horas extras da empregada doméstica?

As horas extraordinárias são pagas com parâmetros remuneratórios especiais, salvo se a prorrogação tiver sido previamente acordada para a recuperação das horas não trabalhadas, ou seja, compensação de horas. O salário-hora a ser pago à trabalhadora em caso de horas extraordinárias deve ser acrescido conforme o horário da sua realização, visto que cada modalidade tem a sua entrada na folha de pagamento:

  • 50%, se trabalhadas das 6h às 22h (horas extraordinárias simples)
  • 20% [adicional noturno] + 50%, se trabalhada das 22h às 5h (hora extra noturna)
  • 100%, se trabalhadas aos domingos ou feriados (feriado extraordinário)

O empregador pode exigir horas extras?

Conforme o artigo 59 da CLT, a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em caso de necessidade, desde que não exceda 2 (duas). Essa solicitação deve ser feita mediante acordo escrito entre o empregador e a empregada. Caso não seja feita a previsão em acordo escrito, a doméstica pode se recusar a realizar o trabalho extraordinário, desde que a solicitação não seja motivada por força maior, conforme o previsto no artigo 61 da CLT.

Quer saber mais sobre horas extras no emprego doméstico? Leia também:

Posts relacionados

Deixe um comentário