O que faz uma babá - saiba mais O que faz uma babá - saiba mais

Quais as funções de uma babá? Confira aqui

7 minutos para ler

Você sabe quais as funções de uma babá? Muitas vezes, tanto as famílias quanto as babás que são novas na área ficam confusas com as tarefas pelas quais uma babá pode ou deve ser responsável. Neste artigo, vamos abordar quais as atividades e tarefas que podem estar sob a responsabilidade desta profissional. Confira!

Descrição do cargo de babá – tarefas e funções

A descrição do trabalho de cada babá pode variar de acordo com as necessidades individuais da família e a idade das crianças sob os cuidados da profissional, mas via de regra centram-se nos cuidados com os bebês, crianças e adolescentes.

Em síntese, o propósito geral das atividades de uma babá resume-se basicamente em prestar atendimento completo às necessidades das crianças e realizar tarefas que se correlacionam com o cuidado infantil. Em vista disso, não é incomum que o trabalho de uma babá inclua também algumas tarefas domésticas.

Aliás, não custa lembrar que as babás pertencem à categoria dos empregados domésticos e devem ser registradas com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) 5162-05.

Assim, os tipos de tarefas que uma babá pode realizar diariamente incluem deveres e responsabilidades, como:

  • Preparar mamadeiras para bebês e cuidar de equipamentos de alimentação;
  • Dar banho em bebês e supervisionar o banho de crianças mais velhas;
  • Limpar e lavar a louça após as refeições das crianças;
  • Cuidar da roupa infantil;
  • Planejar refeições, preparar comida e/ ou alimentar as crianças;
  • Organizar brincadeiras e passeios;
  • Propor e realizar atividades educativas;
  • Levar as crianças para a escola, atividades ou encontros para brincar;
  • Ajudar com o dever de casa;
  • Organizar quartos/ brinquedos e áreas de lazer;
  • Administração de medicamentos com consentimento dos pais, se necessário;
  • Manter registros para os pais sobre a rotina da criança.

Habilidades e competências de uma babá

Para além das classificações técnicas do cargo, é importante destacar que o trabalho de uma babá é muito mais do que a soma de suas tarefas diárias! A profissional precisa ser capaz de adaptar as atividades aos interesses, habilidades de desenvolvimento e personalidade de cada criança, bem como comunicar-se efetivamente com as crianças e os pais.

Principais habilidades da profissional que exerce as atividades de cuidadora de crianças:

  • flexibilidade;
  • adaptabilidade;
  • capacidade de multitarefa;
  • maturidade emocional;
  • habilidades de planejamento e organização;
  • tolerância ao estresse;
  • alto nível de energia;
  • entusiasmo.

Principais responsabilidades da babá

1. Bem-estar emocional da criança

A babá deve ter a capacidade de compreender as necessidades emocionais e psicológicas de uma criança, como treinar o sono, ajudar crianças com problemas de desenvolvimento. As babás devem prover segurança e consistência o que significa que devem ser pacientes, generosas e disponíveis.

2. Alimentação

A cuidadora também poderá se responsabilizar pela alimentação da criança. Inclusive, se estiver acordado como uma das suas tarefas, ela poderá cozinhar alimentos apropriados para a idade e, por conseguinte, se responsabilizar com a limpeza do local das refeições.

3. Vestir e cuidar das roupas das crianças

As babás não são domésticas, mas geralmente é responsabilidade desta funcionária lavar as roupas da criança, guardá-las e arrumar as gavetas. Embora a babá não seja responsável por organizar os armários ou manter o quarto limpo, a profissional deverá vestir as crianças de maneira adequada e ajudar as crianças com essas tarefas no dia a dia.

4. Atividades Sociais e de aprendizagem

Como a maior parte do dia de uma criança é baseada em brincadeiras, a babá passa a maior parte do tempo organizando atividades recreativas. Uma babá deve ser criativa para promover essas atividades conforme a idade da criança. Além disso, a profissional é responsável pela segurança de quem está sob os seus cuidados e pela sua interação com terceiros na ausência dos pais.

5. Ajudar a organizar e cumprir com a rotina

É dever da babá cumprir os horários estabelecidos pelos pais e manter a rotina da criança contínua ao longo da semana. Saber a que horas a criança cochila, faz os deveres de casa, a melhora hora do dia para tomar banho, por exemplo, são componentes importantes de uma rotina.

Livre-se da burocracia do esocial

Babás que dormem no emprego

Quando a babá dorme no empregado é muito comum que, além dos deveres e tarefas comuns listados acima, ela precise acordar à noite para cumprir outras tarefas. Uma babá, por exemplo, contratada para cuidar de um bebê recém-nascido pode ser responsável por dar mamadeira e cuidar do bebê durante horários considerados pela legislação como trabalho noturno.

Em vista disso, é importante observar alguns cuidados em relação aos horários da babá que dorme no emprego, entre outros direitos. É preciso estar ciente de que independente se a funcionária dorme no emprego, a jornada de trabalho deve ser de no máximo 44 horas semanais. Além disso, as horas extras não podem exceder duas horas diárias.

Também é possível trabalhar mais em alguns dias e folgar em outros, desde que a compensação seja feita na mesma semana. Para isso, o empregador poderá aplicar o banco de horas.

Neste tipo de situação, um contrato de trabalho com a descrição da jornada e horários de trabalho, assim como as atividades poderá ser bastante útil para para o empregador.

Como pagar horas extras e adicional noturno para babá?

O valor da hora extra é 50% superior ao valor da hora normal. E o adicional noturno é toda a prestação de serviços que seja realizada entre 22 e 5 horas. Neste caso, o pagamento deverá ter acréscimo de 20% na hora de trabalho como adicional noturno.

Descubra mais sobre a remuneração do trabalho noturno aqui: Sua babá tem direito a adicional noturno?

O que é acúmulo de funções e como evitar no trabalho doméstico?

A SOS Empregador tem um post completo sobre assunto, que você poderá acessar no final desta leitura, mas vamos adiantar alguns pontos importantes aqui.

A saber, nenhum trabalhador executa única e exclusivamente determinadas tarefas. E no trabalho doméstico isso não é diferente. As que fazem o trabalho doméstico, não raro, também dedicam algum tempo monitorando as crianças. Da mesma forma, a babá acaba fazendo algumas tarefas relacionadas com a limpeza e organização de uma residência.

Acúmulo de funções é quando a empregada doméstica ou a babá realizando funções além das quais foram contratadas para fazer. No caso da empregada doméstica isso acontece quando, além de todos os afazeres domésticos, ela ainda deve cuidar das crianças. Já no caso da babá, além de cuidar das crianças, ela deve cozinhar, limpar e realizar demais serviços domésticos. 

Caso a empregada doméstica ou a babá quando contratadas não tenham ficado cientes dessas funções as exerçam sem adicional, essa situação poderá se configurar como acúmulo de funções. Por outro lado, se as tarefas foram acordadas na admissão da empregada, assim como as horas de trabalho e a remuneração da babá, necessariamente não será caracterizado como acúmulo de funções.

Para isso, é crucial detalhar as atividades da profissional em um contrato de trabalho. Além disso, é importante que as tarefas sejam acordadas entre empregador e empregada, observando a Lei Complementar 150/15 e a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Agora que você já sabe o que faz uma babá, saiba mais sobre o acúmulo de funções: Acúmulo de funções: empregada doméstica e babá – como regularizar. E se você gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar.

Avaliação
Posts relacionados

2 thoughts on “Quais as funções de uma babá? Confira aqui

  1. SOS, boa tarde o meu nome é Irene, tenho experiência como Cuidadora, Babá e Emprego doméstico, tenho disponibilidade com horários. Possuo carta de referência eu posso viajar ou morar fora. Sendo possível marcar entrevista, eu agradeço, obrigada. Irene Marques,,,

     

Deixe um comentário