Atenção, empregador doméstico! A Receita Federal não costuma enviar notificações por e-mail sobre débitos previdenciários, mas e-mail “Empregador Doméstico – Atenção aos seus Débitos está sendo enviado pela Receita.
A SOS Empregador Doméstico está aqui para ajudá-lo e, por isso, vamos orientá-lo por meio deste post qual a melhor forma de proceder em caso de dúvidas em relação a algum débito no eSocial Doméstico.
Se você é ou não cliente da SOS Empregador Doméstico, as informações a seguir podem ser úteis. Acompanhe!
Qual a procedência do email Atenção Empregador Doméstico – Fique Alerta aos seus débitos?
O e-mail, segundo o próprio site do Gov.br foi enviado pela Receita Federal (devido a pendências no social referente ao Inss da sua profissional doméstica). Embora a própria Receita Federal já declarou em situações anteriores que não envia email aos contribuintes, esse email tem como objetivo alertar os empregadores sobre os débitos de contribuições previdenciárias.
Vale destacar também que o débito supostamente informado pela Receita Federal refere-se apenas ao INSS, então mesmo o cliente quitando com a receita federal ( no link informado por e-mail), ficará constando em aberto a guia do e social. Portanto, mais uma vez é preciso ter cautela para que o pagamento seja feito de forma correta e, visto que em caso de débitos, é necessário efetivar a baixa referente ao INSS pago e também emitir a Guia para pagamento do FGTS.
Então como proceder? Como a SOS Empregador pode ajudar?
A SOS Empregador Doméstico renvia regularmente para os seus clientes os documentos mensais com a guia do esocial(Guia DAE) e o cliente tem a responsabilidade de efetuar o respectivo pagamento. Anualmente, a SOS também oferece o serviço de Auditoria no Esocial exatamente para que o empregador não tenha problemas com Receita Federal, procedimento pelo qual é possível fazer um levantamento das guias pagas e se, eventualmente, algum pagamento não foi feito. Desta forma, o empregador pode ter certeza que está em dia com suas obrigações.
Então, caso você seja empregador (indepentemente se é cliente ou não da SOS) e tenha dúvidas quanto ao adimplemento das Guias DAE, você pode solicitar o serviço de auditoria no eSocial para identificar eventuais débitos. Não hesite em nos contatar, clique no botão e fale conosco pelo WhatsApp.