Saiba como ir além dos direitos de empregada doméstica e gerar mais valor

6 minutos para ler

Muitos são os direitos de empregada doméstica já reconhecidos e assegurados pela PEC das Domésticas e pela CLT que precisam ser respeitados: as férias, o décimo terceiro salário e o auxílio-família são alguns do exemplos. Como o mercado se tornou bastante competitivo, é necessário apresentar alguns diferenciais na proposta de trabalho para contratar as melhores profissionais e tornar o serviço mais produtivo.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas para agregar valor à proposta de trabalho e proporcionar melhores condições às colaboradoras. Confira!

Plano de saúde

A empregada doméstica precisa cuidar da sua saúde — assim como acontece em qualquer profissão. Por esse motivo, é importante que todas possam ter acesso a um plano de saúde. A ideia de contratar essa modalidade para a doméstica é fazer com que ela conte com o serviço em momentos de necessidade, já que assim terá acesso a consultas, exames e outros procedimentos fundamentais para garantir o cuidado com a saúde e o bem-estar.

Sem contar que há a possibilidade de cobertura estendida aos dependentes. Isso gera uma maior tranquilidade e concede garantias às famílias, sendo um fator atrativo para as melhores profissionais.

Lembrancinhas em datas especiais

É muito importante demonstrar carinho pela empregada doméstica. Isso pode ser feito por meio da disponibilização de lembrancinhas em datas especiais para a vida dela, como o seu aniversário. Junto aos parabéns, dê um presente ou cartão. Certamente ela vai adorar!

Outra dica é tentar descobrir, por meio de conversas descontraídas, os aniversários dos filhos e as datas que marcam sua vida. Mostre-se interessado por aquilo que acontece no seu dia a dia, mas respeitando os limites e sem ser invasivo.

Vale alimentação

O vale alimentação para empregada doméstica não é previsto na Lei Complementar 150 (PEC das Domésticas) e na CLT. Por esse motivo, trata-se de um ótimo benefício para oferecer à colaboradora e agregar valor à proposta de contratação.

O vale alimentação pode ser o atrativo a mais que o empregador disponibiliza entre os benefícios da vaga de emprego. Assim, é possível conseguir contratar o perfil de funcionária mais apropriado para as características dor serviços a serem prestados. Caso não queira ou não seja possível disponibilizar o vale, uma dica é oferecer a alimentação no local de trabalho.

Seguro de vida

O seguro de vida também não está inserido entre os direitos e garantias defendidos pela PEC das Domésticas e pela CLT, então pode ser usado como um diferencial competitivo. Contudo, vale ressaltar que existem regiões onde a convenção coletiva de trabalho obriga ao empregador pagar o seguro de vida de suas empregadas domésticas. Então, é muito importante prestar bastante atenção nesse ponto.

Autonomia na realização das tarefas

Dependendo das atividades a serem realizadas pela empregada doméstica na residência, é normal que ela entenda melhor sobre alguns aspectos do que o empregador. Logo, a profissional pode se sentir desconfortável ou insatisfeita em ter seu trabalho supervisionado o tempo todo.

É necessário que a colaboradora tenha autonomia para executar suas tarefas, uma vez que isso demonstra confiança em seu trabalho. Lembre-se ainda de dar ouvidos às opiniões e sugestões fornecidas pela própria empregada, a exemplo dos melhores produtos para que seu serviço seja desenvolvido.

Feedback construtivo

Mesmo buscando gerar uma boa experiência, motivação, produtividade e um relacionamento mais próximo com a empregada doméstica, é normal que o empregador tenha suas exigências. Por isso, separe um dia do mês para ter uma rápida conversa com a colaboradora e dar um feedback construtivo, como:

  • falar o que está achando do trabalho executado;            
  • dar novas instruções;
  • perguntar como ela se sente em relação ao ambiente de trabalho;
  • indicar alguma exigência que não foi cumprida;
  • pegar a lista de materiais para reposição;
  • chamar atenção para aspectos relevantes.

Treinamentos

A qualificação profissional é importante em qualquer área de atuação. Com o intuito de tornar a empregada doméstica mais produtiva e alinhada ao perfil buscado pelo empregador, uma dica é oferecer treinamentos. Para tanto, é importante conversar com ela, explicar a necessidade dessa capacitação e entender sua disponibilidade.

Nessa situação, é fundamental mostrar que não é nada forçado, mas sim um ótimo aperfeiçoamento para o currículo profissional. Entre os cursos disponibilizados, indicamos os de organização doméstica, informática, gastronomia e idiomas.

Simplificação da realização do trabalho

Pense no que pode ser feito para tornar o trabalho da empregada doméstica mais fácil. Algumas sugestões são: disponibilizar todos os produtos de limpeza necessários, contar com ferramentas para simplificar a rotina, elaborar uma planilha com horários para tornar o cumprimento das atividades mais organizado etc.

Reserve um tempo para pensar no que pode ser feito para melhorar a produtividade da funcionária. Considere que, em muitos casos, ela pode ser muito mais produtiva quando o ambiente proporciona as melhores condições para que isso ocorra.

Pagamento em dia

É importante anotar as datas de pagamento dos salários e ter muito cuidado com os feriados. Nesses casos, é preciso calcular os dias úteis para realizar o pagamento com antecedência e assegurar que a empregada doméstica não passe o feriado sem o seu salário.

Você pode usar o aplicativo do seu banco para programar os pagamentos para não ter essa preocupação. Além disso, o uso da ferramente evita que problemas de esquecimento ocorram.

Novos desafios

Mantenha a colaboradora sempre motivada e engajada. Isso pode parecer difícil no começo, mas é possível propor pequenos desafios que serão recompensados ao final, incentivando sua produtividade e seu desempenho.

Valorização da funcionária

Valorizar a atuação da empregada doméstica também é uma ótima forma de gerar valor e estimulá-la a sempre desenvolver o melhor trabalho. Reconheça a performance dela, mostre o quanto está satisfeito com os resultados e demonstre como gosta de encontrar o ambiente organizado e limpo.

Como vimos, além de garantir os direitos de empregada doméstica, é importante apresentar alguns diferenciais para gerar valor à sua proposta e conseguir contratar as melhores candidatas do mercado. Para esse processo, você pode contar com a SOS Empregador Doméstico: trata-se de uma empresa especializada em suporte personalizado e integrado com as relações trabalhistas, que ajuda a reduzir a burocracia e evitar erros.

Ficou com alguma dúvida ou deseja conhecer um pouco mais sobre as soluções oferecidas por nossa empresa? Então, entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário