Depois de encontrar e contratar a sua empregada doméstica a próxima tarefa é ajudá-la a fazer o trabalho de maneira organizada.
É muito importante ter um planejamento para saber quais atividades devem ser realizadas diariamente, semanalmente, quinzenal ou uma vez ao mês. Assim é mais fácil manter todas as prioridades em dia.
Aliás, ajudar sua empregada doméstica a organizar o trabalho de limpeza será útil tanto para o empregador quanto a empregada. Siga as nossas dicas de organização de tarefas.
Principais responsabilidades da empregada doméstica
As empregadas domésticas são responsáveis por manter as residências limpas e arrumadas. Elas realizam várias tarefas de limpeza e organização diárias. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a função de empregada doméstica (código 5121-05) pode abrigar as seguintes atividades, como:
- preparar refeições;
- prestar assistência às pessoas;
- cuidar de peças do vestuário, como roupas e sapatos;
- colaborar na administração da casa;
- arrumação e faxina
- cuidar de plantas e animais domésticos.
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Passo a passo para montar o cronograma de limpeza
1. Seja claro sobre o que você deseja que seja limpo
Se você tem vários cômodos em sua casa, passe por todos os ambientes e diga à sua empregada doméstica o que precisa ser limpo em cada um deles.
Essa é uma forma de dedicar algum tempo para priorizar as tarefas e ajudar a sua funcionária a atender suas expectativas.
Agende o trabalho de sua empregada, estabelecendo as prioridades, assim será mais fácil para ela conduzir o trabalho, o que também evitará atritos e mal entendidos.
2. Prepare um cronograma
Assim que você tiver certeza do que precisa ser limpo, prepare um cronograma com a frequência com que deseja que isso seja feito para obter melhores resultados.
O que precisa ser limpo e com que frequência deve ser especificado por de forma bastante clara que a contratada saiba o que você está esperando. Além de manter uma relação profissional saudável, sua casa estará sempre mais limpa e arrumada.
Por exemplo, você pode querer que o chão seja limpo todos os dias, enquanto o seu quarto seja organizado uma vez por semana. Portanto, agrupe as tarefas domésticas por frequência.
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Exemplo:
Diariamente: lavar o chão e limpar os azulejos e acessórios do banheiro;
Duas vezes por semana: aspirar e limpar vidros
Semanalmente: Polir móveis e tirar o pó
3. Trabalhe em conjunto e seja flexível
É importante também dar oportunidade para sua empregada doméstica apresentar ideias sobre mudanças que podem ser incorporadas em seu cronograma para obter melhores resultados.
A dica é fazer a revisão das atividades em conjunto de forma regular e, caso necessário, seja flexível para fazer alterações em caso de mudanças na própria rotina da casa ou por alguma necessidade da sua empregada.
4. Especifique o que fazer e também o que não fazer
Cada família tem seu próprio conjunto de regras para sua casa, portanto, deixe claro para sua contratada o que fazer e o que não fazer no primeiro dia de serviço.
Isso evitará contratempos futuros. Por exemplo, existem certas tarefas que serão sua incumbência e não dela, ou a questão de uso de determinados itens, eletrodomésticos, etc. que não devem ser utilizados pela funcionária.
5. Liste os serviços domésticos para serem feitos diariamente
Via de regra, algumas tarefas de casa precisam ser executadas todos os dias, ou seja, são prioritárias na jornada de trabalho da empregada doméstica.
A seguir veja a lista das tarefas diárias que podem fazer parte do cronograma de atividades.
Lista de atividades diárias
- Varrer a casa;
- limpar tapetes;
- lavar louça
- passear com o pet;
- fazer almoço e janta;
- preparar as crianças para a escola;
- tirar pó de todas as superfícies da casa;
- limpar louças dos banheiros;
- fazer limpeza geral na cozinha — fogão, bancadas, piso;
- retirar o lixo para a coleta específica;
- secar toalhas de banho;
- organizar objetos espalhados;
- organizar despensa e área de serviço;
- limpar cadeiras e mesas;
- preparar lanches para a família;
Tarefas semanais
- Molhar plantas;
- fazer compras para a casa;
- preparar refeições para congelar;
- passear com as crianças no parque, bem como outras atividades de lazer;
- preparar as crianças para suas atividades extras;
- passar pano úmido nos pisos;
- limpar o pátio e áreas externas;
- passar aspirador de pó nas cortinas e sofás, assim como tapetes e almofadas;
- trocar as roupas de cama e banho;
- limpar paredes e chão dos banheiros;
- organizar e limpar as geladeiras e freezers;
- retirar teias de aranha dos cantos e frestas;
- limpar ventiladores;
- tirar pó e limpar enfeites, bem como outros objetos decorativos;
- limpar vidros, janelas e portas;
- limpar microondas e outros eletrodomésticos.
Atividades quinzenais
- levar o pet no banho e tosa;
- passar aspirador no imóvel todo;
- organizar guarda roupas;
- repor alimentos na despensa da família;
- organizar estante de livros;
- higienizar aparelhos domésticos, por exemplo, telefones e interfone;
- organizar cristaleira de louças;
- limpar tetos, luminárias e lustres da casa.
Tarefas para o cronograma mensal
- limpar livros e estantes;
- polir prataria e demais metais da casa;
- limpar ares condicionado e exaustores de ar;
- trocar cortinas e tapeçaria da casa;
- limpar armários da despensa e quartos, assim como da cozinha e banheiros;
- virar colchões e limpar a estrutura da cama;
- limpar ralos e sifões;
- tirar pó e lustrar os móveis com produtos;
- limpar máquinas de lavar e secar roupas.
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