Como fica o horário de trabalho da empregada doméstica durante a Copa do Mundo de 2022? Como fica o horário de trabalho da empregada doméstica durante a Copa do Mundo de 2022?

Copa do Mundo 2022: como fica a jornada de trabalho da empregada doméstica

2 minutos para ler

A Copa do Mundo de 2022 no Catar já começou e pelo interesse que gera, o país costuma ficar paralisado pelo menos durante as horas que duram as partidas no Brasil. Ao mesmo tempo surgem diversas dúvidas sobre o impacto que o evento terá na vida dos trabalhadores.

Uma das principais preocupações é com relação à redução da jornada de trabalho durante os grandes eventos esportivos.

Muitas partidas desta Copa do Mundo de 2022 no Catar acontecem em horário comercial, no Brasil. Hoje, por exemplo, é segunda-feira, dia, e o Brasil enfrenta a Coreia do Sul 16h.

A lei não traz nenhuma previsão sobre liberar ou mudar a jornada dos trabalhadores durante a Copa. Em princípio, não é possível assistir a uma competição durante o horário de trabalho, mas uma grande parte das empresas abrem exceções.

Na maioria que tem acontecido é televisão ligada ou horário flexível para os trabalhadores assistirem os jogos.

No emprego doméstico, os empregadores podem proceder de forma semelhante. Os empregadores podem permitir que a empregada doméstica assista os jogos da copa, disponibilizando uma tela em sua própria residência, ou liberando nos horários das partidas.

Se a ideia é liberar, as horas podem ser compensadas em um outro momento, conforme o acordado entre as partes.

Então, durante a Copa do Mundo Catar 2022, o empregador pode decidir entre televisão ligada ou horário flexível para empregada doméstica, lembrando que dispensar o trabalhador não é uma obrigatoriedade para nenhum empregador ou empresa.

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Posts relacionados

Deixe um comentário