Dicas para elaborar e os principais motivos para ter um contrato de caseiro Dicas para elaborar e os principais motivos para ter um contrato de caseiro

Contrato de caseiro: como e por que elaborar

5 minutos para ler

Ter um contrato de trabalho com o seu empregado que exerce as funções de caseiro pode trazer mais benefícios que você pode imaginar. Saiba mais!

Caseiro é empregado doméstico?

Um trabalhador doméstico é alguém que é empregado para realizar tarefas em uma casa particular, como limpar, cozinhar, cuidar de crianças, dirigir, jardinagem, cuidar da manutenção da casa, dos animais, dentre outros serviços domésticos. O caseiro, por exemplo, é aquele funcionário que reside e cuida da residência, principalmente quando os proprietários se ausentam. De modo geral, o caseiro é o responsável por realizar as atividades de limpeza e manutenção do local, assim como o cuidado com animais, plantas, dentre outros deveres.

E, basicamente, as pessoas contratadas para exercer atividades domésticas em uma residência de forma contínua e subordinada têm os mesmos direitos que outros trabalhadores, incluindo o direito a um salário mínimo, férias e folha de pagamento. Para além disso, há também as obrigações fiscais e o direito ao contrato de trabalho, embora não seja obrigatório por lei assinar esse documento.

Mas dada a sua importância para a regularização do vínculo empregatício, principalmente quando as funções do contratado não se limitam aos serviços de limpeza designados à empregada doméstica, como no caso do caseiro, vale conhecer um pouco mais sobre esse mecanismo que ajuda muito nas relações de trabalho. Vamos lá?

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Qual é a importância de ter um contrato de trabalho com o meu caseiro?

Os empregadores devem entender que as obrigações e os requisitos da Lei Complementar 150/15 preveem a cobertura e o suporte para todos os tipos de empregados domésticos. O caseiro, por sua vez, também têm direito a horas extras, adicional e noturno e acordo para trabalho em prontidão, assim como intervalos intrajornadas e descanso semanal remunerado. Esses são apenas alguns itens das áreas que a lei das domésticas regulamenta.

O principal requisito para um contrato sem riscos é que as exceções em questão sejam acordadas, por escrito, por ambas as partes, visto que os termos e condições do contrato de trabalho devem ser mutuamente acordados entre você e seu funcionário.

Como empregador, recomendamos percorrer todos os itens listados abaixados:

  • salário;
  • número de dias de descanso por mês;
  • compensação em substituição ao dia de descanso;
  • descrição dos serviços que serão prestados pelo caseiro;
  • horários de trabalho;
  • obrigações e direitos do empregador e do caseiro;
  • procedimentos no caso de rescisão de contrato por qualquer uma das partes.

Qual é a CBO do caseiro?

O código de Classificação Brasileira de Ocupações [CBO] do empregado doméstico que exerce a função de caseiro é o código: 6220-05. Esse código deve constar na Carteira de Trabalho e Previdência Social [CTPS] e no cadastro do eSocial, sistema utilizado pelo empregador para administrar e gerar a folha de pagamento do empregado.

Como deve ser estabelecida a jornada de trabalho do caseiro?

Seguindo a mesma linha dos demais empregados domésticos, a jornada do caseiro poderá ser: normal, parcial e 12×36. A jornada normal ou integral é de 44 horas semanais, observando o limite diário de 10 horas de trabalho. A jornada parcial, por sua vez, deve ser de até 25 horas semanas. Nesta modalidade, é permitido fazer até 1 [uma] hora extra por dia. Também é permitida a jornada de trabalho 12×36, na qual o caseiro trabalhará 12 horas e terá 36 horas de descanso.

Qual deve ser a remuneração básica do caseiro?

Lembre-se de que o empregado doméstico não deve ser pago abaixo de um mínimo estabelecido pelo governo federal ou o piso regional do seu Estado. Se o seu caseiro trabalha 44 horas semanais, por exemplo, o valor mínimo mensal é de R$ 1212,00 em 2022. Já para jornadas de até 25 horas, o salário poderá ser proporcional com base no cálculo do salário mínimo ou mais [mas nunca ao mínimo previsto pela legislação nacional ou regional].

Contrato de Trabalho de caseiro – Como protege você?

No decorrer de uma relação de trabalho, o empregador pode ser confrontado com uma variedade de desafios e, não raro, o ônus é sempre colocado no empregador. Em vista disso, o contrato quando inclui os termos e condições mais importantes, serve para protegê-lo e orientá-lo como empregador. Além disso, um contrato de trabalho sempre torna a relação trabalhista com o seu empregado mais segura.

Leia também: Contrato de Motorista Particular [Empregado Doméstico]

Como a SOS Empregador pode ajudar você

Com base no exposto, a SOS Empregador Doméstico considera a contratação de um trabalhador doméstico formal um serviço essencial e inegociável. Muitos empregadores aprenderam da maneira mais difícil que a irregularidade e a falta devidamente estabelecido e assinado podem evitar muitas disputas trabalhistas e prejuízos financeiros, além de desgastes nas relações de trabalho. Para saber mais, fale com um dos especialistas da SOS Empregador Doméstico.

Posts relacionados

Deixe um comentário