Como contratar um cuidador de idoso? Como contratar um cuidador de idoso?

7 etapas principais ao contratar um cuidador de idoso

6 minutos para ler

A contratação de um cuidador de idoso para cuidar de um familiar exige vários pontos. Neste artigo, listamos sete etapas que vão ajudá-lo do início ao fim em seu processo de admissão.

Siga essas 7 etapas na contratação de um cuidador de idosos

Ao contratar um cuidador de idosos para prestar serviços domiciliares em sua residência, você passa a ter responsabilidades trabalhistas como empregador doméstico. Ou seja, uma série de impostos, cálculos salariais e nuances jurídicas acompanham o fato de ser um empregador.

Para ajudá-lo nessa jornada, especialmente se você nunca contratou ninguém antes, compartilhamos 7 etapas para orientá-lo em todo o processo.

Você poderá utilizar nossas dicas para formalizar a sua contratação e manter sempre em dia suas obrigações como empregador. Então, veja o que você precisa fazer ao contratar um cuidador de idoso.

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Se você procura agência de recrutamento de cuidadores de idoso, podem ser úteis também:

1. Classifique corretamente a ocupação do cuidador

Os trabalhadores domésticos contratados como cuidadores de idosos devem ser classificados pela CBO 5162-10. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é uma das informações obrigatórias que devem constar na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTP).

É importante classificar corretamente o cargo do trabalhador, visto que o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) criou em 2002 a CBO com o objetivo de identificar e reconhecer as ocupações no mercado de trabalho.

Além da lista de ocupações ser uma ferramenta fundamental para elaboração de estatísticas de empregabilidade no Brasil e obrigatória para o levantamento de dados e registro de atividade, ela também é importante para garantir os direitos e benefícios trabalhistas ao empregado.

2. Defina as funções e faça uma descrição clara do cargo de cuidador

Antes de contratar um cuidador, é importante determinar o nível de cuidado que o familiar idoso requer como, por exemplo, companhia, limpeza, ajuda com tarefas domésticas ou se será necessário cuidados mais intensivos, como medicação, ajuda para se locomover, etc.

Assim que o nível de atendimento tenha sido determinado, uma descrição do trabalho deve ser escrita da forma mais detalhada possível, incluindo quantas horas e dias por semana esses cuidados são necessários e quaisquer habilidades /treinamentos especiais necessários, por parte do cuidador.

A descrição poderá incluir:

  • Supervisão e companhia;
  • Gerenciando medicamentos;
  • Ajudar no banho e na higiene;
  • Preparar refeições;
  • Limpeza de casa.

A descrição clara do cargo é essencial para elaborar o contrato de trabalho também o ajudará a descobrir quantas horas de atendimento são necessárias e quais os custos você terá com horas extras, adicional noturno, etc.

3. Elabore um contrato na contratação do cuidador

A criação de um contrato de trabalho é uma parte importante da contratação de um cuidador de idoso. Vale destacar que um contrato não precisa ser complicado. O objetivo do documento é definir claramente os detalhes que você discutiu com o contratado.

Ao assinarem o documento, você e o cuidador mostram que as expectativas do trabalho são claras e que ambos concordam com os termos.

Certifique-se de incluir no seu contrato:

  • Descrição detalhada do trabalho;
  • Jornada de trabalho;
  • Salário base e remunerações.

4. Assine a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Após realizar a admissão do trabalhador doméstico, o prazo que o empregador possui para assinar sua carteira de trabalho é de 48 dias.

É nesta ocasião que deverão ser realizadas as anotações referentes a remuneração, admissão, cargo e demais exigências referentes à contratação.

Documentos que você precisará para assinar a carteira de trabalho do cuidador:

  • documento de identificação (RG e CPF);
  • comprovante de residência;
  • título de eleitor;
  • certificado de reservista ou prova do alistamento militar, para os homens;
  • atestado de escolaridade, se for o caso;
  • número de inscrição junto ao INSS para efetuar os recolhimentos previdenciários.

Contratou um cuidador de idosos em jornada inferior a 44 horas ou em escala? Está em dúvidas se precisa registrar? Confira o artigo: Cuidador de idosos 3 vezes por semana precisa ser registrado?

5. Preencha o cadastro no eSocial Doméstico e recolha os impostos

Como já mencionamos diversas vezes, ser um empregador doméstico implica em sua cota de burocracia. E boa parte dela começa quando você precisa solicitar um código de acesso no eSocial Doméstico e preencher os formulários de cadastro para gerenciar a folha de pagamento do trabalhador.

O eSocial Doméstico é um sistema de escrituração fiscal que unifica os impostos pagos pelo empregador. O sistema gera uma única guia para o recolhimento de todos os impostos:

  • 7,5% a 14% de contribuição previdenciária [INSS descontado do trabalhador];
  • 8% de contribuição patronal previdenciária;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho;
  • 8% de FGTS;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS);
  • Imposto sobre a Renda Pessoa Física [se incidente].

Leia também: Quais os principais direitos do cuidador de idosos?

6. Cumpra com os requisitos da lei do salário mínimo e horas extras

Existem dois fatores que influenciam a determinação do salário para cuidadores de idosos: a lei federal e os pisos regionais.

Assim como os demais trabalhadores da categoria, os cuidadores de idosos devem receber o salário fixado como mínimo pela legislação ou o piso regional em vigor no respectivo Estado.

A saber, existem atualmente 5 Estados que definiram um salário regional: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Confira os valore do salário federal e regionais aqui: Salário mínimo empregada doméstica e pisos regionais 2022.

7. Mantenha-se em dia com as obrigações do eSocial Doméstico

Ser um empregador exige gestão contínua e responsabilidades com a folha de pagamento no eSocial. Todos os meses, o sistema precisa ser gerido com as informações sobre horas extras, adicional noturno, faltas, afastamentos, reajustes, entre outros eventos para o cálculo e emissão do Documento de Arrecadação do eSocial [DAE].

Por tudo isso, gerenciar a folha de pagamento pode ser um desafio, visto que inclui cálculo de horas e pagamento, relatórios de pagamentos para previdência social, etc. Para cada verba indenizatória ou remuneratória, assim como os impostos, uma fórmula complicada deve ser seguida.

A boa notícia é que os especialistas da SOS Empregador Doméstico já atendem milhares de empregadores em todo o país e podem utilizar essa mesma expertise para facilitar a sua gestão e eliminar a burocracia da admissão à rescisão de seus empregados domésticos. Saiba mais, falando com um dos nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe um comentário