No sistema eletrônico do eSocial Doméstico, o empregador poderá consultar a Situação/Status de cada uma das folhas de pagamento. Veja como fazer isso!
Como consultar o status de guias DAE no eSocial Doméstico
A consulta de folhas de pagamento ou guias no eSocial Doméstico é uma das funcionalidades do sistema disponíveis para os empregadores domésticos desde 2020.
Assim, o empregador tem a possibilidade de consultar todas as guias DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) já pagas em cada mês.
Para acessar a funcionalidade, o empregador deve:
- Acessar o menu [Folha de Pagamentos] > [Consultar Guias Pagas].
- Selecionar o ano e conferir o status de cada mês.
Com a ferramenta, além de consultar em detalhes cada guia paga, é possível consultar os valores declarados de tributos e FGTS nas folhas já fechadas.
O que significa o status de cada uma das folhas de pagamento no eSocial?
Como já mencionado, ao consultar as guias (DAE) da doméstica pagas – o sistema eletrônico exibe uma página com um resumo das folhas de pagamento, onde o usuário poderá visualizar o status de cada guia em determinado ano.
Mas o que significa cada um dos “status” exibidos pelo sistema. É o que vamos ver a seguir. Acompanhe!
1. Pendente: esse status é exibido quando existirem empregados [ativos] e/ou [afastados] que recebem remuneração, e houver informações de remuneração/pagamento, desde que a competência (mês/ano) não tenha sido reaberta.
2. Em edição: em “edição” significa que se existirem empregados “ativos”e/ou “afastados” e houver informações de remuneração/pagamento (antes do encerramento da folha). Essa situação também será indicada quando houver valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores e, em todas essas situações, desde que o encerramento da folha nunca tenha sido realizado.
3. Reaberta: isso significa que está aguardando encerramento. A mensagem “reaberta” será atribuída sempre que a folha for reaberta e estiver aguardando novo encerramento.
4. Encerrado: esse status evidencia que o fechamento da folha de pagamento for registrado com sucesso.
5. Sem movimentação: esta situação indica que os trabalhadores estiveram “afastados” durante toda a competência, por motivos que não geram remuneração [desde que não existam valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores].
6. Sem trabalhadores e valores a recolher: neste caso não existiram empregados “ativos” e/ou “afastados” no mês, desde que a competência não tenha sido reaberta e não tenha valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores.
Agora que você já sabe cada um dos status, vamos falar rapidamente sobre a elaboração da folha de pagamento no eSocial.
Leia também: O que são as rubricas do eSocial
Como elaborar a folha de pagamento mensal da doméstica no eSocial?
Este é um assunto que nunca é demais abordar, por isso vamos aproveitar mais uma vez a oportunidade de explicar rapidamente os principais passos para elaborar a folha de pagamento da sua empregada doméstica.
Então… vamos aos passos:
- 1. Clique na competência desejada para abrir a folha de pagamento.
- 2. Selecione o empregado para:
- editar a data de pagamento;
- o valor de salário;
- adicionar vencimentos no caso de horistas, diaristas e semanalistas;
- Inserir parcelas remuneratórias, como horas extras, adicional noturno, entre outras;
- informar os descontos, como faltas, atrasos etc.
- Clicar em “Encerrar Folha” se os valores preenchidos automaticamente estiverem corretos.
- Se Opção para alterar a data do pagamento de salários ao trabalhador.
Bom saber! Para empregados que não tiverem adicionais e outros descontos (exemplo: horas extras ou faltas), o empregador poderá apenas conferir o valor preenchido automaticamente pelo sistema e clicar no botão Encerrar Folha. |
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