Saiba como consultar o status da folha de pagamento no eSocial Doméstico

4 minutos para ler

No sistema eletrônico do eSocial Doméstico, o empregador poderá consultar a Situação/Status de cada uma das folhas de pagamento. Veja como fazer isso!

Como consultar o status de guias DAE no eSocial Doméstico

A consulta de folhas de pagamento ou guias no eSocial Doméstico é uma das funcionalidades do sistema disponíveis para os empregadores domésticos desde 2020.

Assim, o empregador tem a possibilidade de consultar todas as guias DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) já pagas em cada mês.

Para acessar a funcionalidade, o empregador deve:

  • Acessar o menu [Folha de Pagamentos] > [Consultar Guias Pagas].
  • Selecionar o ano e conferir o status de cada mês.

Com a ferramenta, além de consultar em detalhes cada guia paga, é possível consultar os valores declarados de tributos e FGTS nas folhas já fechadas.

O que significa o status de cada uma das folhas de pagamento no eSocial?

Como já mencionado, ao consultar as guias (DAE) da doméstica pagas – o sistema eletrônico exibe uma página com um resumo das folhas de pagamento, onde o usuário poderá visualizar o status de cada guia em determinado ano.

Mas o que significa cada um dos “status” exibidos pelo sistema. É o que vamos ver a seguir. Acompanhe!

1. Pendente: esse status é exibido quando existirem empregados [ativos] e/ou [afastados] que recebem remuneração, e houver informações de remuneração/pagamento, desde que a competência (mês/ano) não tenha sido reaberta.

2. Em edição: em “edição” significa que se existirem empregados “ativos”e/ou “afastados” e houver informações de remuneração/pagamento (antes do encerramento da folha). Essa situação também será indicada quando houver valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores e, em todas essas situações, desde que o encerramento da folha nunca tenha sido realizado.

Livre-se da burocracia do esocial

3. Reaberta: isso significa que está aguardando encerramento. A mensagem “reaberta” será atribuída sempre que a folha for reaberta e estiver aguardando novo encerramento.

4. Encerrado: esse status evidencia que o fechamento da folha de pagamento for registrado com sucesso.

5. Sem movimentação: esta situação indica que os trabalhadores estiveram “afastados” durante toda a competência, por motivos que não geram remuneração [desde que não existam valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores].

6. Sem trabalhadores e valores a recolher: neste caso não existiram empregados “ativos” e/ou “afastados” no mês, desde que a competência não tenha sido reaberta e não tenha valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores.

Agora que você já sabe cada um dos status, vamos falar rapidamente sobre a elaboração da folha de pagamento no eSocial.

Como elaborar a folha de pagamento mensal da doméstica no eSocial?

Este é um assunto que nunca é demais abordar, por isso vamos aproveitar mais uma vez a oportunidade de explicar rapidamente os principais passos para elaborar a folha de pagamento da sua empregada doméstica.

Então… vamos aos passos:

  1. 1. Clique na competência desejada para abrir a folha de pagamento.
  2. 2. Selecione o empregado para:
  3. editar a data de pagamento;
  4. o valor de salário;
  5. adicionar vencimentos no caso de horistas, diaristas e semanalistas;
  6. Inserir parcelas remuneratórias, como horas extras, adicional noturno, entre outras;
  7. informar os descontos, como faltas, atrasos etc.
  8. Clicar em “Encerrar Folha” se os valores preenchidos automaticamente estiverem corretos.
  9. Se Opção para alterar a data do pagamento de salários ao trabalhador.
Bom saber! Para empregados que não tiverem adicionais e outros descontos (exemplo: horas extras ou faltas), o empregador poderá apenas conferir o valor preenchido automaticamente pelo sistema e clicar no botão Encerrar Folha.


Você já pensou em terceirizar a folha de pagamento dos seus empregados domésticos? Você sabia que é útil terceirizar a gestão da sua doméstica, babá, cuidador de idosos, entre outros profissionais que prestam serviços domésticos, e economizar tempo e esforço, além de minimizar riscos na sua relação trabalhista?

A SOS Empregador Doméstico é especialista em folha de pagamento e impostos domésticos e cuida de todas as questões trabalhistas e de conformidade tributária para que você possa se concentrar em outros aspectos da sua vida. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco hoje mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário