Descubra aqui como contratar uma babá Descubra aqui como contratar uma babá

Como contratar uma babá? O guia completo!

9 minutos para ler

Neste conteúdo completo, acompanhamos você passo a passo na busca pela babá! Desde a entrevista até ao contrato de trabalho, passando pela parte administrativa! Respondemos todas as suas dúvidas aqui.

As vantagens de contratar uma babá

Na sociedade de hoje, cuidar das crianças e trabalhar ao mesmo tempo tornou-se muito difícil. Sua agenda às vezes pode ser ocupada, os avós nem sempre estão por perto e disponíveis, então encontrar uma babá, se torna a melhor solução para os pais.

Para os pais, as vantagens são imensas em relação, por exemplo, a uma escola integral: maior flexibilidade de horários, apoio e acompanhamento mais personalizado da criança e uma relação de confiança entre o profissional e a família.

A babá está presente não somente para cuidar das crianças, mas também para ajudar as famílias na realização de determinadas tarefas, se forem previamente acordadas entre as partes. Entretanto, contratar uma babá que atenda a todas as suas expectativas leva tempo. Quanto aos procedimentos administrativos, eles podem ser complexos.

Explicamos tudo. Bem-vindo ao mundo dos empregadores domésticos!

Defina suas necessidades antes de contratar uma babá

Ao contrário das escolas de educação infantil que têm horários rígidos, uma babá tem a enorme vantagem de atender às suas necessidades em termos de planejamento e horários. Mas, para aproveitar ao máximo esse ativo, você ainda precisa determinar claramente suas próprias necessidades.

Antes de embarcar em entrevistas e procedimentos administrativos, portanto, é essencial analisar qual o período que você precisa de uma babá:

  • Durante todo o ano ou temporariamente por alguns meses ou mesmo algumas semanas?
  • De segunda a sexta ou apenas em alguns dias?
  • Em que tipo de horário, horário de expediente: integral ou horário escalonado?

Tudo isso deve ser cuidadosamente considerado.

Atenção: Mesmo que você queira empregar uma babá em tempo integral, não pode exceder 44 semanas de trabalho. De fato, como qualquer funcionário, ela se beneficia de Descansos Semanais Remunerados [DSR].

Faça uma estimativa do salário de uma babá

Uma vez que suas necessidades foram estimadas, é hora de analisar seu orçamento. Os cuidados infantis podem ser caros.

O custo de uma babá varia de acordo com vários fatores, como:

Localização: em alguns Estados, o piso regional pode variar.
Treinamento e experiência: como em todos os campos, uma pessoa qualificada será necessariamente melhor remunerada.

O valor do salário deve ser definido em um contrato de trabalho. É importante lembrar que o salário mínimo vigente no país deve ser respeitado.

Ao salário somam-se então outros custos como:

  • Custos de alimentação: não é estabelecido um mínimo legal. Portanto, será necessário determiná-los com sua futura babá.
  • Vale-transporte: o benefício deve custear as despesas no trajeto casa/trabalho e trabalho/casa.
  • Férias: como qualquer funcionário, a babá responsável por cuidar de seu filho, tem direito a 30 dias de férias remuneradas.
  • Feriados: os empregados domésticos têm direito aos feriados civis e religiosos nacionais, estaduais e municipais.
  • Encargos trabalhistas: seguro contra acidentes; Fundo de Garantia de Tempo de Serviço [FGTS], INSS.
  • Décimo Terceiro salário: os trabalhadores domésticos têm direito ao décimo terceiro anual.

De fato, empregar uma babá tem um certo peso no seu orçamento! Na verdade, saber quanto custará a contratação de uma babá é difícil de calcular ! É por isso que a SOS Empregador Doméstico tem um conteúdo completo que pode ajudar você. Portanto, não hesite em consultá-lo também: Custos de Contratação de uma Babá

Como encontrar uma babá?

Então, chegou a hora de mergulhar na sua busca. Para isso é preciso um pouco de tempo e organização!

Algumas formas mais comuns de encontrar uma babá, são:

Por indicação: referência de amigos, familiares é uma maneira segura de encontrar um profissional sério.
Anúncios locais: sempre há espaços dedicados a anúncios e classificados.
Uma agência de recrutamento: você delega parte do processo, mas tem um custos e é preciso ter uma agência que preste serviços de qualidade.

Buscando no Google uma agência de babá qualificada

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que a melhor forma de encontrar uma boa agência de babá é através do Google. Afinal, o buscador é a principal ferramenta de pesquisa na internet e, por isso, consegue reunir um grande número de opções em um só lugar.

No entanto, saber utilizar o Google para encontrar uma boa agência de babá vai além de simplesmente digitar “agência de babá” na barra de pesquisa.

Aqui estão algumas dicas:

  • Primeiro, leia as avaliações da agência de babá no Google. As avaliações podem dar-lhe uma ideia do que outros pais acharam da agência.
  • Depois, verifique o site da agência de babá para ver se eles têm um formulário de inscrição online. Isso pode tornar mais fácil para você enviar suas informações para a agência.
  • Por último, ligar para a agência de babá e perguntar sobre o processo de seleção e sobre os requisitos que eles têm para as babás. Isso irá ajudá-lo a decidir se a agência é o lugar certo para você.

Os critérios a ter em conta para encontrar uma babá

Depois de obter os dados de contato das candidatas disponíveis, é necessária uma primeira seleção. Com certeza, você não poderá conhecer todos os candidatos. Em vista disso, o seu critério de recrutamento prioritário pode iniciar pela praticidade: a proximidade da sua casa e/ou do seu local de trabalho.

Para evitar estresse e atraso, é melhor favorecer um candidato que mora perto de sua casa e seu escritório.

Feito isso, você pode pegar seu telefone para uma breve entrevista e verificar a compatibilidade entre as suas necessidades e a disponibilidade da babá.

Especifique os pontos mais importantes para a candidata:

  • idade das crianças que serão cuidadas;
  • data de início do contrato;
  • horas desejadas;
  • salário.

Nota: Algumas babás concordam em adicionar algumas tarefas domésticas a sua rotina. Lembre-se de conversar com a candidata sobre isso durante a entrevista.

Você pode saber mais sobre as funções e contrato de babá aqui:

Depois do primeiro contato por telefone, vem a entrevista em si!

Perguntas para fazer a uma babá durante a entrevista de emprego

É durante as entrevistas de emprego que você pode fazer todas as perguntas que são importantes para você. Então, para ter certeza e não esquecer de nada, aqui está uma pequena lista para adaptar de acordo com suas necessidades:

  • Você pode me contar sobre suas experiências profissionais anteriores?
  • De quantas crianças você cuida atualmente? Desde quando? Quantos anos eles tem ?
  • O que você faz durante um “dia típico” com eles?
  • Você pode preparar refeições para o meu filho? Você pode me dar um exemplo de almoço e lanche da tarde?
  • O que você faria se meu filho tivesse febre?
  • Qual é a sua posição sobre a soneca? E higiene pessoal?
  • Como você reage se uma criança desobedece ou responde? Se ele fica bravo?

Dica: uma entrevista ideal seria feita em duas etapas. A primeira parte seria dedicada às trocas entre os pais e a futura babá. A segunda parte seria entre a babá e a criança\bebê! Ademais, não hesite em conhecer vários profissionais antes de tomar sua decisão, ou até mesmo em vê-los uma segunda vez se sentir necessidade.

Elabore o contrato de trabalho para a babá

Então, você encontrou a babá perfeita! Agora é necessário formalizar essa contratação por um contrato de trabalho, Vale destacar que o contrato de trabalho por escrito não é uma obrigação no trabalho doméstico, mas é sempre recomendável ter um. Sem este documento, você se coloca em uma situação particularmente arriscada.

O contrato de trabalho deve atender a determinadas regras para ser válido:

  • Deve ser estabelecido e assinado em 2 vias;
  • Deve especificar a data de contratação e o período experimental;
  • Indicar as horas de trabalho e dias de descanso semanal;
  • Determinar o salário.

Para evitar qualquer erro, aconselhamos sempre elaborar seu contrato com a ajuda de um especialista em trabalho doméstico. Desta forma, você tem certeza de que a sua contratação está em boas condições!

Procedimentos administrativos: pagamento e declaração dos salários da babá

Você agora é um empregador. E como qualquer empregador que se preze, você tem obrigações. Declarar a contratação de uma babá é obrigatória. Para fazer isso, você deve primeiro se cadastrar no eSocial. Esta etapa deve ser realizada no mesmo período da contratação. Todas as formalidades administrativas relacionadas à contratação de sua babá serão feitas através do site eSocial Doméstico, sistema de escrituração fiscal do governo federal.

O seu cadastro como empregador e de sua babá é feito de forma online, no seu espaço pessoal.

A cada mês, você precisará inserir, dentre outras informações:

  • Horas trabalhadas (incluindo horas extras se necessário)
  • O número de dias de atividade
  • Dias de férias pagos
  • O salário para o valor das contribuições sociais
  • Enviar à babá um certificado válido como comprovante de pagamento

Como são pagas as contribuições previdenciárias da babá?

As contribuições previdenciárias devem ser recolhidas pelo empregador, de acordo com a Lei nº 8.212/91. No caso de empregados domésticos, as contribuições são calculadas sobre o valor da remuneração paga ao empregado, e o recolhimento é feito através do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).


Gostou de nossas informações, mas já está se sentindo exausto só de pensar o quanto terá que se dedicar para manter a sua relação trabalhista em dia? Fique tranquilo! Tudo pode ser simplificado graças a SOS Empregador Doméstico.

A SOS Empregador Doméstico pode ser a solução que você estava procurando. Nós cuidamos de toda a papelada e burocracia envolvida na contratação de uma babá, para que você possa relaxar e ter mais segurança em sua contratação. Entre em contato conosco hoje mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário