Você te dúvidas se a sua babá pode fazer serviços domésticos? Você te dúvidas se a sua babá pode fazer serviços domésticos?

Babá pode fazer serviços domésticos? Tire as suas dúvidas

5 minutos para ler

O trabalho de babá consiste basicamente em cuidar de crianças pequenas, alimentá-las, dar banho, passear e brincar. Mas muitas pessoas perguntam: Babá pode fazer serviços domésticos? Você também tem dúvidas sobre isso? Então, acompanhe esse post!

Principais diferenças entre o trabalho de uma babá e uma doméstica

Você tem dificuldade em diferenciar um trabalhador doméstico de uma babá ou cuidadora? Primeiro, apesar da empregada doméstica e a babá pertencerem à categoria dos domésticos, a própria Classificação Brasileira de Ocupações [CBO] especifica as funções de cada cargo e estabelece um código de classificação particular para cada atividade. Mesmo assim, não é fácil saber as diferenças entre os dois.

Em vista disso, vamos explicar de forma simples as diferenças entre uma empregada doméstica e uma babá, sob uma perspectiva mais geral das funções de cada uma, assim como de outros profissionais que costumam causar alguma dúvida, como os cuidadores de idosos. Então o que devemos saber sobre as diferenças entre um trabalhador doméstico e uma babá, antes de focarmos na questão se a babá “pode fazer serviços domésticos”. Vamos lá?

Funções de babás – quais são? Quem define as regras?

Como já sabemos, algumas das funções que toda babá costuma desempenhar em uma casa são cuidar das crianças, proporcionando-lhes estímulos positivos, alimentando-as, dando banho, etc. Além é claro de realizar algumas tarefas domésticas, mas não na mesma frequência ou responsabilidade de uma empregada doméstica. Geralmente, os serviços realizados estão relacionados com os cuidados dos bebês e crianças, como manter as roupas e brinquedos limpos e organizados e auxiliar no preparo das refeições.

Para entender melhor por que as tarefas da babá são diferentes da empregada responsável pela limpeza ou outro empregado da categoria, acompanhe as descrições abaixo.

Doméstica [CBO 5121-05]

Uma empregada doméstica é uma pessoa que pode ou não residir no seu local de trabalho, desempenhando e auxiliando nas tarefas domésticas correspondentes, tais como lavar, cozinhar, limpar, cuidar de animais de estimação, plantas, etc. Essas são algumas das atividades regulamentadas por lei, que os excluem de determinadas tarefas e os diferenciam de outros tipos de empregados domésticos.

Livre-se da burocracia do esocial

Cuidador de idosos [5162-10]

Os cuidadores de idosos são pessoas especializadas em atender as necessidades dos idosos que estão dentro da residência. Essa pessoa pode residir no local para atender o idoso ou pode ser contratada por hora, ou como auxiliar domiciliar, para atividades específicas que contribuem para o bem-estar do idoso.

Babás [5162-05]

As babás, assim como os cuidadores de idosos, estão em uma residência para atender às necessidades de um membro da família, mas, neste caso, concentram-se no cuidado de bebês e crianças. Essas profissionais também podem ser contratadas para residir no local de trabalho.

Por fim, as tarefas que um empregado doméstico pode realizar são diversas, por isso existem diferentes categorias para classificá-los, como jardineiro, cozinheiro, motoristas, além de vigilantes para garantir a segurança e o cuidado do núcleo familiar. Por isso, é sempre importante identificar quais as funções que o profissional vai exercer e acordá-las em um contrato, conforme veremos a seguir. Antes, vamos retomar com um pouco mais de detalhes as atividades habituais de uma babá.

Tarefas básicas de uma babá

Como observamos até aqui, as tarefas do trabalhador doméstico são todas aquelas relacionadas à limpeza da casa, além de cozinhar e lavar. Por outro lado, embora cada família tenha necessidades específicas, em geral os cuidadores ou babás devem estar preparados para realizar as seguintes tarefas:

  • Poder criar um ambiente agradável , com estímulos e que seja seguro para a criança;
  • Preparar as refeições das crianças, alimentá-las e trocar fraldas;
  • Manter o quarto limpo e arrumado, incluindo arrumar as camas e trocar os lençóis;
  • Lavar e passar roupa;
  • Levar as crianças para passear ou brincar com outras crianças.

Dito isso, vamos ao ponto central deste post: Babá pode fazer serviços domésticos? A resposta vai depender do que foi acordado em contrato, ou seja, caso no contrato não conste a descrição das tarefas e a babá estiver fazendo mais coisas do que o previsto ou acordado, a trabalhadora poderá “entrar” com uma ação trabalhista por acúmulo de funções. Portanto, a descrição do contrato será importante para definir quais as atividades a profissional irá executar, assim como qual salário receberá e, por fim, quais as responsabilidades da babá contratada.

Ficou com alguma dúvida? Leia também: Será que você precisa de um contrato específico para a sua doméstica babá?

Avaliação
Posts relacionados

Deixe um comentário