Veja como antecipar o 13° salário da empregada doméstica Veja como antecipar o 13° salário da empregada doméstica

Adiantamento do 13º salário da doméstica – como funciona

4 minutos para ler

O 13º salário é um direito garantido a todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo os empregados domésticos. Veja como funciona a antecipação do 13° salário para a empregada doméstica.

Direito ao 13º Salário e antecipação da primeira parcela para doméstica

O 13º salário é um pagamento adicional correspondente a 1/12 do salário anual do trabalhador para cada mês trabalhado. Isso significa que, se a empregada doméstica trabalhou todos os meses do ano, ela terá direito a um salário integral como 13º.

O 13º salário é geralmente pago em duas parcelas:

  • Primeira Parcela: deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro do ano corrente.
  • Segunda Parcela: deve ser paga até o dia 20 de dezembro do mesmo ano.

Para mais detalhes sobre o direito ao 13° salário, recomendamos a leitura do artigo: 13° salário empregada doméstica – requisitos, prazos e cálculo

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Como funciona antecipação da primeira parcela

A primeira parcela do 13º salário pode ser antecipada a pedido do empregado, especialmente em ocasiões como férias. Aqui estão alguns detalhes importantes sobre essa antecipação:

  • Requerimento: A empregada doméstica pode solicitar a antecipação da primeira parcela do 13º salário;
  • Prazo: O pedido de antecipação deve ser feito no mês de janeiro do ano correspondente.
  • Pagamento: A antecipação da primeira parcela deve ser paga junto com as férias da empregada doméstica, caso solicitado.

Como deve ser pago o 13° salário da empregada doméstica

Como vimos, o 13° salário deve ser pago no valor correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado. A primeira parcela (adiantamento do 13º salário) deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, no valor correspondente à metade do salário do mês anterior.

Já a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro, no valor da remuneração de dezembro, com o desconto do adiantamento. Para as empregadas mensalistas ou que prestam serviços quinzenais, o valor do 13º salário deverá tomar como base o salário contratual e a média da remuneração variável recebida naquele ano (horas extras, adicional noturno etc.).

Prazos para o pagamento do 13º salário

Primeira parcela: deve ser paga até o dia 30 de novembro;
Segunda parcela: deve ser paga no dia 20 de dezembro.
Pagamento em parcela única: deve ser pago até o dia 30 de novembro.

Como antecipar a primeira parcela do 13° salário para a empregada doméstica

De modo geral, os empregadores costumam parar a 1ª parcela do 13° salário no dia 30 de novembro. Entretanto, essa parcela pode ser adiantada para empregada doméstica já em fevereiro. Após trabalhar por 15 dias, a empregada doméstica já garante o direito de pedir o adiantamento da 1ª parcela. Contudo, o valor da mesma será igualmente proporcional ao período de trabalho.

Esse tipo de solicitação é comum em situações emergenciais em que a trabalhadora precisa do benefício antes de novembro.

Nota: a 1ª parcela (adiantamento) do 13º salário deve ser paga ao empregado até o dia 30 de novembro.

Aprenda a fazer o cálculo do adiantamento do 13º salário da doméstica

Outra questão importante em relação ao adiantamento do 13º salário da doméstica é o cálculo. Pode não parecer, mas esse é não é um processo tão simples, então requer atenção.

Para calcular:

  • dividida o salário bruto por 12;
  • multiplique os meses trabalhados pelo resultado. Já que o pagamento da parcela tem o prazo até o fim de novembro. Caso tenha começado a trabalhar em novembro, a empregada doméstica receberá 1/12 do 13º salário se trabalhou 15 dias ou mais na competência de novembro;
  • divida o resultado por dois.

O resultado encontrado é equivalente ao valor da primeira parcela sem os descontos aplicados.

Para calcular o valor da segunda parcela do 13º salário:

  • divida o salário bruto por 12;
  • multiplique pelos meses de trabalho.
  • subtrai o adiantamento em número de meses e os descontos do INSS e do Imposto de Renda.

Gostou deste conteúdo? Confira também o nosso artigo Quantas parcelas de seguro desemprego a empregada doméstica tem direito.

Precisa de ajuda para gerenciar a folha de pagamento da doméstica no eSocial? Cadastre-se abaixo e fale com um dos nossos especialistas em emprego doméstico.

Posts relacionados

Deixe um comentário