Confira as vantagens de uma agência de babá Confira as vantagens de uma agência de babá

Agência de babá: vale a pena contratar esse serviço?

7 minutos para ler

Procurar uma babá pode ser uma tarefa demorada. Você já pensou em contratar uma agência de babá? Neste artigo, vamos explicar se vale a pena recorrer a esse tipo de serviço.

Quais as vantagens de contratar uma agência de babá?

Recrutar uma babá leva muito tempo e a seleção precisa ser criteriosa. Antes de iniciar o processo de entrevista, você precisa postar anúncios, encontrar profissionais e fazer uma pré-seleção das candidatas. Por tudo isso, contratar os serviços de uma agência de babá pode economizar seu tempo, além de ampliar suas possibilidades de encontrar uma babá qualificada.

Caso você escolha fazer essa seleção sem ajuda de uma agência, provavelmente precisará conhecer várias candidatas antes de encontrar a profissional que procura. Em contrapartida, se a candidata tiver passado por um recrutamento criterioso com uma agência, o processo de recrutamento será muito mais curto.

Em suma, usar uma agência cuidará de todo processo de contratação para você, visto que a empresa encontrará a candidata no seu banco de dados, obterá referências, realizará uma verificação de antecedentes e certificações.

Aqui estão mais algumas vantagens:

  • base de currículos com perfis diferentes, conforme a necessidade do empregador;
  • processos seletivos mais rápidos, trazendo praticidade para o contratante;
  • contratação com mais chances de atender as expectativas do empregador;
  • satisfação para a empregada.

Mas se você ainda tem dúvidas se contratar sua babá através de uma agência é uma boa escolha, continue lendo e descubra

Qual o papel de uma agência de babás?

Antes de tudo, é preciso entender que as agências especializadas em babás oferecem um serviço valioso para os empregadores: encontrar uma funcionária qualificada.

Mas como isso funciona? Em síntese, o serviço existe para deixar mais fácil o contato entre a empregadora doméstica que precisa contratar e a funcionária que está à procura de um emprego.

A empresa é responsável por encontrar a empregada ou babá com as habilidades que você precisa para ajudar no dia a dia. 

Em outras palavras, a agência analisa todas as candidatas para encontrar quais se enquadram no que é solicitado pelo empregador. Todo o trabalho do processo seletivo fica na responsabilidade da agência, posto que eles coletam currículos e fazem as entrevistas.

Outras etapas da contratação:

  • conferir dados pessoais;
  • gestão da relação de trabalho;
  • levantamento de antecedentes criminais;
  • coleta de referências profissionais de empregadores antigos.

Agência de babá vs. site de emprego online

Quando uma família contrata uma agência em vez de um site de empregos online para encontrar uma babá, será mais fácil conseguir uma candidata mais qualificada.

Sobretudo, porque a agência de babá vai dedicar mais tempo na procura pela pessoa certa. Já os sites de empregos online não são capazes de oferecer nem de longe a busca completa e intensa de antecedentes, triagem criminal, pesquisa de empregos anteriores e verificação de referências que uma agência costuma fazer.

Via de regra, essas precauções de segurança consomem muito tempo quando bem feitas. Então, quando uma agência toma a frente, você não está apenas encontrando um candidato melhor e mais qualificado, mas economizando uma quantidade inacreditável de tempo e aborrecimentos.

Quais as garantias de usar os serviços de uma agência de babá?

Uma das maiores garantias de uma agência de babás está relacionada à segurança, como verificar todas as babás cuidadosamente antes que elas possam se candidatar a alguma vaga. Ou seja, utilizar uma agência oferecerá uma paz de espírito extra quando se trata de segurança.

Por outro lado, a agência também anunciará a vaga para você, iniciando a busca de forma mais apropriada focada em encontrar apenas as candidatas mais adequadas as suas exigências. Isso não somente economiza seu tempo, mas oferece a garantia de que seu filho estará em boas mãos.

A SOS Gerencia o eSocial Doméstico para você

Por fim, se uma agência oferece serviços mais abrangentes, ela também poderá ajudar com direitos e deveres trabalhistas do empregador doméstico, bem como contratos, entre outras formalidades.

Estes últimos são aspectos jurídicos essenciais para a contratação de alguém para trabalhar em uma casa de família e requisitos que precisam ser preenchidos de forma adequada.

Qual o custo-benefício de contratar uma agência de babá?

Em um primeiro momento, pode parecer caro contratar os serviços de uma agência de babá, mas há um custo-benefício que deve ser analisado.

As agências e serviços de recrutamento normalmente cobram uma taxa de colocação (única) para a família. Não existe um valor tabelado pelo serviço. Logo, pode variar entre uma empresa e outra. Seja como for, é sempre bom pesquisar os preços cobrados por cada uma delas e analisar qual se encaixa melhor no seu orçamento.

Principais benefícios que uma agência de babás oferece:

  • Ser capaz de encontrar babás pré-avaliadas.
  • Ter uma equipe treinada para encontrar para você o melhor cuidador de crianças possível.
  • Economizar tempo, encontrando candidatos sem gastar muito tempo.
  • Uma agência pode oferecer consultoria em todas as áreas de trabalho.
  • Às vezes, você pode não estar totalmente ciente do tipo de cuidador infantil que deseja contratar e uma agência profissional treinada pode ajudá-lo com isso.
  • Você se conecta instantaneamente a um grande banco de dados de cuidadores qualificados [algo que apenas uma agência com anos de experiência e conexões pode oferecer].
  • Você trabalhará com um especialista – alguém que poderá oferecer feedback valioso.

Ademais, contratar uma agência certamente vale o investimento em longo prazo, visto que as chances de rotatividade de empregada é menor, por você encontrar uma funcionária com o perfil que você espera.

Com isso, o empregador diminui gastos com contratação e demissão das empregadas, visto que o objetivo da agência é garantir que ambas as partes contratantes fiquem felizes com a contratação.

Quem cuida dos aspectos burocráticos da contratação?

Vale destacar que durante o processo, a agência também discutirá salário, jornada de trabalho da doméstica, entre outros pontos importantes para a contratação. Ou seja, a empresa já enviará um candidato para o qual já foram validados todos os aspectos contratuais e práticos.

Entretanto, você não pode esquecer que, a partir do momento que você encontrou a pessoa ideal para cuidar do seu filho, você além de pai, se torna um empregador doméstico. Com a contratação, estabelece-se uma rotina trabalhista, que inclui a celebração de um contrato, cadastro no eSocial Doméstico, pagamentos mensais, recolhimento de tributos, entre outras burocracias.

Isso porque a PEC das domésticas (66/2012) garante os direitos trabalhistas das empregadas, jornada de trabalho, pagamento de horas extras, férias, entre outros.

Conclusão

Em primeiro lugar, os pais que desejam contratar uma babá devem se concentrar em contratar uma agência de colocação de boa reputação. Profissionais experientes tornarão o processo de contratação mais fácil para a família.

Mas não deve se esquecer que ao contratar um trabalhador, você assume perante ele às administrações fiscais e sociais, as obrigações inerentes ao contrato de trabalho.

A boa notícia é que você também pode contar com suporte para a gestão da sua empregada doméstica. Empresas como a SOS Empregador Doméstico oferece uma equipe de especialistas para assuntos como:

  • gestão mensal de documentos;
  • regularização de retroativos;
  • rescisão de contrato de trabalho;
  • gestão do RPA do diarista;
  • compliance trabalhista.

Gostou de saber que você também vai poder delegar toda a parte administrativa? Fale agora mesmo com um dos especialistas da SOS Empregador Doméstico, e inicie uma relação de trabalho tranquila, na qual ambas as partes podem facilmente cumprir com todos seus direitos e obrigações.

Posts relacionados

Deixe um comentário