Veja aqui as vantagens de contratar os serviços de uma agência de babá e quais os procedimentos administrativos indispensáveis na contratação.
Por que escolher sua babá por meio de uma agência?
Contratar uma babá significa encontrar alguém de confiança, qualificada e responsável e, portanto, é uma decisão que exige um processo de seleção cuidadoso. Existem empresas especializadas que acompanham os clientes nessa experiência: as agências de babás. Mas quais as vantagens de procurar um cuidador através deste meio? A SOS Empregador Doméstico fez um levantamento das agências locais de cada Estado para averiguar quais os principais benefícios de escolher sua babá por meio de uma agência.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre utilizar ou não uma agência especializada, considere os pontos que vamos levantar neste artigo sobre as agências de babá. Por fim, vamos mostrar para você também quais os procedimentos cruciais para contratar a sua cuidadora infantil sem descumprir com as suas obrigações trabalhistas como empregador. Vamos começar?
1. Processo seletivo adaptado às necessidades do cargo
São muitas as pessoas que costumam se candidatar aos cargos de babá ou cuidadora infantil, no entanto, nem todas profissionais se encaixam no perfil ou tem as qualificações que você busca. Uma das vantagens da assessoria especializada é que a agência simplifica a seleção, buscando o perfil ideal para a vaga, fazendo uma busca personalizada em seu banco de dados.
2. Profissionais experientes
Agências especializadas de babá costumam contar com uma equipe qualificada e realizam um processo seletivo próprio para escolher profissionais que atendam aos requisitos desejados e, sobretudo, fazendo a apuração de referências anteriores das profissionais. Normalmente, a agência tem em seu banco de dados cuidadores qualificados que atuam na região onde você mora.
3. Você pode fazer uma pesquisa prévia sobre as referências da agência
Antes de contratar os serviços de uma agência especializada, é possível conhecer um pouco do serviço por meio de uma pesquisa online, basta acessar o website de cada agência para conhecer a história da empresa, o processo habitual e, inclusive, a avaliação dos clientes. Também a maioria oferece canais de comunicação que facilitam que você resolva qualquer dúvida, antes de contratar o serviço.
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4. Economia de tempo
Ao contratar uma agência, você escolhe uma babá de forma muito mais rápida, visto que durante o processo pelo perfil ideal, você estará acompanhado de uma equipe especializada que fará, inclusive, a verificação de credenciais da profissional. Ao ter acesso aos perfis desejados, a agência já terá realizado um processo de verificação de suas informações pessoais, estudos e referências de experiências profissionais anteriores. O tempo de resposta mais rápido torna o serviço de agência ótimo para quem precisa cobrir, por exemplo, necessidades imediatas.
Encontrou a babá ideal. E agora?
Após selecionar a candidata com o perfil adequado e a satisfação de ter alguém de confiança para cuidar de seus filhos, algumas dúvidas costumam surgir. Dentre as quais podem estar: Preciso de um contrato? Como registrar a babá? Qual o salário que deve ser pago? Com certeza, são muitas questões que precisam ser respondidas e, sobretudo, muitos procedimentos a seguir para regularizar a contratação de uma babá. Ou seja, o exercício da profissão exige um conhecimento real da legislação laboral e aplicável à profissão.
Aqui vamos mostrar rapidamente o que você precisa saber para cumprir suas obrigações como empregador de uma babá. Mas não se preocupe, temos artigos que você poderá explorar todos os temas de forma mais detalhada. Antes de tudo, você deve saber que a babá se enquadra na categoria das empregadas domésticas, ou seja, todos os seus direitos e condições de trabalho são determinados pela Lei Complementar 150/15 e, quando não houver disposição legal na lei específica, deve-se observar a Consolidação das Leis de Trabalho [CLT]. Logo, os pais empregadores e a profissional doméstica, no caso a babá, são partes no contrato de trabalho e estão sujeitos às obrigações regidas pelo direito do trabalho.
O descumprimento das normas legais pode resultar em multas e penalidades, além de ações trabalhistas por parte da trabalhadora. Em vista disso, é preciso estar atento em vários pontos:
- Contrato de trabalho: este documento assinado pelas partes, embora não seja obrigatório no trabalho doméstico, é uma referência que rege o exercício da função da babá, como número de horas que serão trabalhadas, salário etc.
- Registro como empregador no eSocial Doméstico: o empregador tem como uma das suas principais obrigações se cadastrar no sistema do eSocial e, por conseguinte, cadastrar a trabalhadora para administrar a folha de pagamento.
- Cálculo do salário mensal: mensalmente, o empregador deve pagar à profissional, no mínimo, o salário de referência nacional ou o piso salarial definido pelo Estado. O Rio Grande do Sul [RS] é um dos Estados que tem piso regional. Veja aqui: Salário empregada doméstica RS [Piso Regional 2022]
Férias remuneradas: o cálculo e a remuneração são regulamentados por lei e preveem 30 dias para cada 12 meses trabalhados e adicional de 1/3. - Previdência Social e FGTS: o FGTS [pago pelo empregador] protege a trabalhadora demitida sem justa causa e a contribuição do INSS custeia o Regime Geral da Previdência Social [o empregador contribui com 8% e a babá contribui com o percentual e 7,5% a 14% conforme a sua remuneração].
Vale destacar que a lista acima não esgota todas as obrigações do empregador ou direitos e benefícios que a babá tem direito. Explore mais aqui: Direitos Trabalhistas da Babá.
É possível terceirizar a gestão da folha de pagamento da babá? Quais as vantagens?
Muitos empregadores terceirizam a gestão de folha de pagamento de seus empregados domésticos, como babá, cuidadores de idosos, dentre outros – por vários motivos – como economizar tempo, custos, evitar riscos, etc. Isso é chamado de terceirização, ou seja, delegar parte ou todo o processo de gerenciamento de folha de pagamento para uma empresa especializada, como a SOS Empregador Doméstico.
Os benefícios da terceirização de funções de folha de pagamento parecem bastante óbvios para muitos empregadores, por exemplo, que buscam estar em conformidade com a legislação e tem como objetivo simplificar a burocracia do eSocial Doméstico. Um serviço especializado como o da SOS, por exemplo, cuida de todos os trâmites no eSocial para o empregador e o mantém sempre em dia com suas obrigações.
Nosso conselho final: Você tem habilidades financeiras e contábeis necessárias para gerenciar a folha de pagamento da sua babá? Na maioria das vezes, acompanhar e entender todos os requisitos e as mudanças nas regulamentações pode ser difícil para você. Se esse é o seu caso, terceirizar a gestão da sua babá pode ser bastante vantajoso.
No final de cada mês, por exemplo, quando é necessário fechar a folha com os eventos trabalhistas [número de horas trabalhadas, folgas, horas extras, férias], a equipe interna de departamento social gerencia tudo isso no esocial para o empregador, faz os cálculos, gera a folha de pagamento e os recibos. Outra vantagem é o suporte por meio de um atendimento completamente humanizado.
Ao adquirir um plano de gestão, a SOS Empregador Doméstico:
- cadastra você e sua profissional no eSocial doméstico;
- elabora o contrato de trabalho entre o empregador e sua doméstica;
- envia mensalmente os recibos de salário, décimo terceiro e férias;
- faz a Guia DAE do eSocial doméstico, mensalmente, para você;
- Oferece suporte personalizado.
Se você sentiu-se aliviado em saber que existem serviços de recrutamento e gestão de folha de pagamento seguros e confiáveis, não hesite em conhecer melhor esses recursos. Fale hoje mesmo com um dos especialistas da SOS Empregador Doméstico.