Veja como pagar o adicional de viagem para a sua babá Veja como pagar o adicional de viagem para a sua babá

A babá vai viajar com a família nas férias? Veja aqui como funciona o adicional de viagem

5 minutos para ler

Ao levar a sua babá em uma viagem com a família, ela terá que ser paga por todas as horas trabalhadas. No artigo a seguir, fornecemos todas as chaves para você remunerar sua babá com o adicional de viagem.

Como se planejar para levar a babá na viagem de férias da família?

Acredite ou não, as férias de inverno estão chegando. Se você está começando a finalizar os planos de viagem das férias de inverno ou quaisquer outros planos de viagem que possa ter em 2022, provavelmente já considerou se deve ou não levar sua babá com você. A opção pode ser muito confortável não só para os pais saírem à noite, mas também para descansar melhor.

Entretanto, quando se trata de salário e horas sempre surgem dúvidas, principalmente, em ocasiões que fogem da rotina habitual, como uma viagem em família. A grande maioria sabe que deve cuidar das despesas de viagem e acomodações, mas em relação ao cronograma de pagamento da babá sempre ocorrem algumas incertezas.

Muitos desconhecem o fato de que a remuneração da babá não permanecerá a mesma se ela estiver acompanhando a família em uma viagem. Da mesma forma, a dinâmica de pagamento de horas extras e adicional noturno deverá se manter no caso de a carga horária ultrapassar as 44 horas semanais.

Em vista dessas e outras questões importantes para o empregador, aqui estão algumas diretrizes a serem lembradas ao decidir se você deve levar sua babá nas férias e como ela deverá ser remunerada. Vamos lá!

Botão do whatsApp para falar com um especialista da SOS Empregador Doméstico.

Como devo compensar minha babá adequadamente em nossas férias?

Como já vimos anteriormente em outros artigos publicados aqui, o cargo de babá faz parte da categoria dos trabalhadores domésticos e, portanto, todas as normas aplicadas ao emprego doméstico, como as disposições da LC 150/15, devem ser observadas quando se trata de remuneração, adicional de viagem e horas extras.

Via de regra, a babá receberá o mesmo número de horas nas férias, além de sua taxa horária por quaisquer horas adicionais trabalhadas – incluindo qualquer hora extra aplicável. Mas para cada hora trabalhada, ela também deverá receber um percentual de 25% sobre a hora normal de trabalho durante o período em que estiver acompanhando a família em uma viagem.

Essa compensação de 25% sobre a hora habitual é conhecida como adicional de viagem e incidirá sobre todas as horas laboradas pela babá. Portanto, a remuneração do serviço em viagem conta com o valor 25% superior ao valor regular do salário-hora da babá. Além disso, durante a viagem, como já mencionado, o pagamento de hora extra e adicional noturno devem ser computados normalmente no salário da babá sempre que seus serviços forem requisitados após o expediente ou em horário considerado noturno, das 22h às 5h do dia seguinte.

Como ficam os custos de passagem aérea, hospedagem e alimentação?

Os custos de passagem aérea, hospedagem/alimentação, atividades/excursões, etc. quando a babá estiver acompanhando à família serão todos pagos pelo empregador. Vale destacar que ela também deverá ser paga por todas as horas gastas viajando [isso inclui o tempo gasto em um avião, quaisquer escalas e qualquer tempo gasto no carro].

Em outras palavras, se sua babá estiver cuidando das crianças durante uma longa viagem de carro, essas são horas trabalhadas para elas e elas devem ser pagas. O mesmo vale para uma curta viagem de avião, incluindo o preço de uma passagem de ida e volta.

Dicas para uma viagem de férias tranquila com a sua babá

Ao levar a sua babá em uma viagem, a primeira recomendação é expor claramente os deveres e expectativas para que todos estejam na mesma página, visto que ela deverá ser compensada adequadamente. É importante definir todos os detalhes sobre o pagamento, bem como as horas que você espera que sua babá trabalhe antes de viajar.

Converse com sua babá sobre o pagamento de horas extras, horas de trabalho esperadas, algum valor adicional para pagar lanches ou atividades durante o dia e assim por diante. E, lembre-se, embora possa ser uma família de férias, sua babá estará trabalhando.

Mesmo com todo esse planejamento, é muito importante se manter adaptável, flexível e ter em mente que os planos podem mudar. Se você ainda não tiver certeza sobre como remunerar sua babá ao viajar com ela, a SOS Empregador Doméstico pode ajudar você, com cálculos e sua folha de pagamento no eSocial Doméstico.

Ademais, aproveite o tempo e valorize esse tempo para se relacionar com sua família e sua babá!

Posts relacionados

Deixe um comentário