Quando se trata de ajudantes domiciliares, planejar a rotina é central, pois elas são responsáveis por manter a casa limpa, arrumada e funcionando bem.
Além disso, essa prática pode ajudar a criar uma atmosfera de confiança, respeito e colaboração entre a colaboradora e a família, como veremos a seguir.
Vantagens de organizar a rotina diária da empregada doméstica
Ter uma rotina organizada garante que as tarefas domésticas sejam realizadas de maneira eficiente e satisfatória para todas as partes envolvidas.
Entre as principais vantagens destacam-se:
Produtividade: o planejamento ajuda a identificar e eliminar atividades desnecessárias, otimizar o tempo em tarefas mais importantes e maximizar a eficiência e produtividade.
Redução de estresse: uma rotina bem administradada pode ajudar a reduzir o estresse, visto que a profissional doméstica terá conhecimento do que precisa ser feito e quando, e tem mais controle sobre as suas atividades.
Foco: com uma rotina de trabalho bem organizada, a funcionária pode concentrar-se melhor em suas tarefas, evitando distrações e interrupções.
Melhor gerenciamento do tempo: ela poderá gerenciar seu tempo de forma mais eficiente, garantindo que tarefas urgentes sejam concluídas dentro de um prazo satisfatório. Assim, parte do tempo poderá ser dispensada para organização, por exemplo, e não apenas limpeza.
Dito isso, vamos a nossas dicas!
Aqui estão nossas 7 dicas para manter uma rotina bem organizada
1. Comunique-se claramente
Estabeleça uma linha de comunicação clara e aberta com sua empregada doméstica, para que ela saiba o que é esperado dela e possa expressar suas preocupações.
Ruídos entre empregador e funcionária são comuns quando as instruções e orientações não são claras. Isso faz com que cada profissional aja da forma que achar melhor, comprometendo a padronização do trabalho.
As expectativas estão desalinhadas, o que cria atrito. Além disso, a falta de organização diária impossibilita definir quais são as prioridades, deixando para a profissional definir o que é prioridade ou não.
2. Determine as tarefas
Liste todas as tarefas que precisam ser realizadas e atribua prioridades a cada uma ajuda a organizar a a rotina de trabalho da funcionária sem sobrecarregá-la.
Aqui estão algumas formas para ajudá-lo a fazer isso:
- Identifique suas necessidades: pense nas tarefas que você precisa que sejam realizadas e estabeleça uma prioridade para cada uma.
- Converse com a empregada: peça a opinião dela sobre quanto tempo ela leva para realizar cada tarefa e se há alguma tarefa que ela prefira ou se sinta mais confortável realizando.
- Equilibre a carga de trabalho: garanta que a funcionária não tenha uma carga de trabalho excessiva e distribua as tarefas de forma equilibrada ao longo da semana.
- Seja flexível: se surgir uma tarefa urgente, permita que a empregada se ajuste à sua rotina para incluí-la.
- Delegue responsabilidades: encoraje a funcionária a tomar decisões e a se responsabilizar pelas tarefas que ela realiza.
- Ofereça treinamento: se a empregada precisar aprender uma nova habilidade ou tarefa, ofereça treinamento e suporte para ajudá-la a se sentir confiante e eficiente.
Leia também: Dicas para organizar um cronograma de limpeza para a empregada doméstica
3. Estabeleça horários
Defina horários claros para as tarefas diárias, semanais e mensais. Existem muitas tarefas domésticas em uma casa, mas nem todas exigem a mesma frequência.
Se a funcionária concluiu as tarefas diárias, o tempo restante pode ser gasto organizando as coisas pela casa. Por exemplo, organizar os recipientes de plástico na despensa, os utensílios de cozinha nas suas gavetas, os sapatos ou os brinquedos das crianças.
Comece pelas coisas que devem ser feitas todos os dias:
- lavar a louça e os talheres;
- colocar a roupa na máquina de lavar;
- jogar o lixo fora;
- varrer o chão.
Depois, o semanal e o mensal. Isso inclui tarefas de limpeza. Dependendo da residência, essas atribuições pode precisar ser feitas uma vez por semana, uma vez por mês ou até mesmo uma limpeza completa a cada vários meses.
É conveniente fornecer a sua funcionária um calendário com as tarefas semanais e sua ordem de prioridade. Recomenda-se que as áreas mais difíceis, como a cozinha e a lavanderia, devem ser colocadas em primeiro lugar. A seguir, o banheiro e, por último, os quartos e a sala.
4. Dê instruções claras
Forneça instruções claras e detalhadas sobre como realizar cada tarefa, incluindo o uso de equipamentos e produtos.
Aqui estão alguns exemplos de como dar instruções claras sobre cada tarefa para a empregada doméstica:
Limpeza do chão: ” comece limpando o chão da cozinha, passando o aspirador e depois encerando.
Lavagem de roupa: “lave toda a roupa suja e pendure-a no varal. Separe as roupas brancas das coloridas e seguir as instruções de lavagem na etiqueta.”
Cuidados com as plantas: “regue todas as plantas na casa e retire as folhas secas”
Limpeza do banheiro: “limpe o banheiro da suíte, incluindo o chão, pia, vaso sanitário e banheira”
Lembre-se de que as instruções claras e detalhadas ajudam a garantir que a funcionária entenda o que se espera dela e como cada tarefa deve ser feita. Émportante dar instruções por escrito ou por meio de uma lista de tarefas para ajudar a garantir a consistência ao longo do tempo.
5. Forneça recursos
Forneça a sua empregada doméstica os recursos necessários, como equipamentos e produtos de limpeza.
Da mesma forma que é preciso respeitar o tempo de cada tarefa para organizar uma rotina de trabalho eficiente, é preciso fornecer aos profissionais às ferramentas adequadas se o objetivo for otimização e produtividade .
6. Alocar tempo suficiente
Garanta que a profissional doméstica tenha tempo suficiente para realizar todas as tarefas sem se sentir sobrecarregada.
Defina todos os aspectos de cada tarefa. Para evitar atrasos e tornar tudo mais prático, classifique as atividades por grupos, de acordo com suas respectivas características e semelhanças.
7. Seja flexível
Permita que sua empregada doméstica se ajuste à rotina, caso seja necessário.
Ser flexível significa estar disposto a adaptar ou mudar sua rotina de trabalho, caso seja necessário, para atender às necessidades da funcionária. Isso pode incluir coisas como permitir que ela faça suas tarefas em horários diferentes ou alterar a ordem das atividades.
Ademais, a flexibilidade pode aumentar a satisfação da empregada com seu trabalho e melhorar a qualidade de suas tarefas, já que ela se sentirá mais apoiada e valorizada.
Em suma, ser flexível com a empregada doméstica significa estar disposto a fazer ajustes na rotina de trabalho para garantir que todas as necessidades sejam atendidas e para criar uma atmosfera positiva e colaborativa na casa.
Por fim, dê feedback regular para sua empregada doméstica, fornecendo informações sobre seu desempenho que tenham como objetivo melhorar suas tarefas e manter a casa funcionando de maneira eficiente.
Além de identificar o problema, ofereça sugestões ou soluções para ajudar e lembre-se de que a mudança leva tempo e que ela pode precisar de um pouco mais de tempo para se adaptar a novas tarefas ou rotinas.